Qualidade da água consumida por uma comunidade rural na região do Sertão Central, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0029

Palavras-chave:

Água potável, Doenças de veiculação hídrica, Saúde pública

Resumo

A água é essencial para os seres humanos, no entanto, a sua disponibilidade vem se tornado cada vez mais difícil pelo o comprometimento da qualidade para fins de consumo devido à poluição causada por diferentes fontes, tais como: efluentes domésticos, efluentes industriais e deflúvio superficial urbano e agrícola. Nesse contexto, este trabalho objetivou avaliar os padrões de qualidade da água para consumo de fontes subterrâneas e superficiais no Distrito de Custódio no Município de Quixadá, Ceará. A pesquisa foi caracterizada como do tipo observacional, sendo também transversal e qualitativo-quantitativa, onde foram analisadas cinco fontes alternativas de abastecimento, sendo quatro poços e um açude. Os resultados foram comparados à portaria de consolidação virgente de nº5 de 2017 do Ministério da Saúde. Como resposta, verificaram que houve alterações físico-químicas para cor (20%), turbidez (20%), dureza total (20%), cloretos (60%) e amônia (80%), como também 100% de contaminação microbiológica nas amostras coletadas, estando fora dos valores máximos permitidos pela portaria vigente, monstrando que as fontes de água estão inadequadas para consumo humano. Desse modo, as implementações de medidas urgentes necessitam serem efetivadas, além de melhorias no saneamento básico da região, a fim de reduzir ou eliminar contaminantes que possam estar presentes nas fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bezerra Maciel, Universidade Estadual do Ceará

Graduada no Curso de Biomedicina pelo Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA. Atualmente Mestranda em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Tem experiência e desenvolve projetos de pesquisas na área de Análises de Água, com ênfase em avaliação físico-química, microbiológica e parasitológica da água. Tem interesse nos seguintes temas: Análise de alimentos, Vigilância Sanitária, Parasitologia, e Análise Físico-Química da Água. 

Hudson Pimentel Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Biomédico pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA-2018), Especialista em Biologia Molecular e Celular pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2020), pós-graduando em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre no programa de mestrado acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (ênfase em análise de alimentos de uso enteral) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB, 2020). Atualmente é professor do curso de Biomedicina no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e tutor nos cursos da graduação e pós-graduação da área da saúde no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Atua como coordenador da área técnica na Clinica e Laboratório de Diagnose Lamab. É Membro do Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (NATA) da UNILAB e desenvolve pesquisas na área da nanotecnologia com ênfase no sistema de análises por infravermelho próximo (NIR) e de calibração multivariada. 

Danielle Rabelo Costa, Centro Universitário Católica de Quixadá

Mestre em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal(PPGBitec) pela UECE, pós-graduada em Docência do Ensino Superior, Educação Global e Engenharia Ambiental e Saneamento Básico. Coordenadora de Tutoria de todas as disciplinas EaD de todos os cursos do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Já fui tutora EaD na disciplina de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local nos cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia. Graduada em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003). Experiência profissional como professora e coordenadora de tutoria do Centro Universitário Católica de Quixadá e química responsável - serviço autônomo de água e esgoto de Solonópole. Tenho experiência na área de Química, com ênfase em química licenciatura e na parte técnica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água; análise físico-química; escolas, responsabilidade socioambiental. Análise microbiológica, gestão ambiental. Aspectos físico-químicos. e responsabilidade ambiental. Reuso. Água. Escassez. 

Sérgio Horta Mattos, Centro Universitário Católica de Quixadá

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia/Fitotecnia, com graduação e pós-graduação pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Desenvolveu atividades profissionais na Universidade Federal do Ceará de 1986 até 2016 , no âmbito das áreas de ensino, pesquisa e extensão, estando aposentado desta instituição. Quando na ativa da UFC ministrou aulas no nível de graduação e pós-graduação, participou de trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias, dissertações e teses.Foi membro de vários projetos de pesquisa e extensão nas áreas das grandes culturas, tecnologia de sementes, plantas medicinais e aromáticas, plantas suculentas, agroecologia e gestão ambiental.Na área de gestão exerceu cargos executivos como o de Diretor das Fazendas Experimentais do CCA/ UFC e Coordenador de vários convênios de pesquisa e extensão. Desde novembro de 2016 é contratado como Professor Doutor do Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÒLICA, atuando no trinômio ensino x pesquisa x extensão desta instituição e exercendo cargos de gestão como Coordenador Administrativo, Coordenador Acadêmico e atualmente Gerente Administrativo. 

Francisco Glauber Peixoto Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Atualmente cursa Pós-Graduação no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologia Sustentável - MASTS - UNILAB na subárea de Biotecnologia Aplicada. Especialista em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - ­Brasileira - UNILAB (2019). Foi bolsista pela Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico - FUNCAP com ênfase em depressão geriátrica (2015). Executou tutoria no Programa PULSAR de Enfermagem da UNILAB (2016). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com linha de pesquisa relacionada a toxicologia animal (2017). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com enfase em Reprodução Animal (2018). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNILAB relacionado a temática de Microbiologia Clínica (2019). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa de Biotecnologia Aplicada (BIOTA-UNILAB). 

Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente desempenha estágio de pós-doutorado como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)/CAPES vinculado ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino. Possui experiência nas seguintes áreas: Fitotecnia (doenças de fruteiras tropicais e manejo de culturas agrícolas), Engenharia Agrícola (fertirrigação) e Tecnologias Sustentáveis (energia da biomassa por meio de biodigestores; sistema de hibridação: energia solar com biomassa, acesso à agua e produção de alimentos e sistema de dessalinização de água).

Lívia Paulia Dias Ribeiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação analítica, Espectroscopia nas regiões espectrais do Visível e Infravermelho Próximo, Quimiometria e Polarimetria. Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sendo docente permanente do Cursos de Química e Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Foi diretora do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) com mandato 2015-2019, e atualmente é Coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários/PROEX. É lider do grupo de pesquisa Núcleo Avançado de Tecnologias Analíticas (NATA) e é pesquisadora do Instituto de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) - CNPq Processo 465768/2014-8.

Juan Carlos Alvarado Alcócer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Física com o grau de Bacharel pela Universidad de Costa Rica (1988), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Foi professor Titular da Universidade de Fortaleza . Na UNIFOR foi coordenador das turmas 1 e 2 do curso de especialização em Automação Industrial. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor elétrico, e também na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico. Tem orientado trabalhos de graduação na área de engenharia elétrica, engenharia de controle e automação e engenharia biomédica. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, simulação computacional, filmes de diamante, ensino em engenharia, software e engenharia biomédica. Nos últimos anos tem estudado a energia da biomassa. Tem experiência na construção de gaseificadores e biodigestores. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB no curso de Engenharia de Energias do Instituto de Engenharia de Desenvolvimento Sustentável. É também professor efetivo do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS.

Downloads

Publicado

2021-02-11

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)