Uso de plantas medicinais no Ceará: uma revisão da literatura de 2008 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0020

Palavras-chave:

Medicina Tradicional, Fitoterápicos, Nordeste

Resumo

 O estudo objetivou analisar as produções científicas da etnobotânica em sua relação com as plantas medicinais no Estado do Ceará, durante o período de 2008 a 2018. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Diante dos fatos, a presente pesquisa se baseou pela seguinte pergunta norteadora: “Qual foi a produção científica no período de 2008 a 2018 cuja temática se remete as plantas medicinais utilizadas no estado do Ceará, dentro do contexto da etnobotânica?”. Em toda busca integrativa encontrou-se um total de 27 produções, onde somente 19 atenderam aos critérios estabelecidos, dessa forma, define-se esse quantitativo na finalização do estudo. Portanto, conforme a presente revisão integrativa, a prevalência de trabalho em etnobotânica sobre plantas medicinais no período estabelecido no Ceará ainda é bastante baixa, evidenciando de um modo geral um campo que proporciona possibilidade a inserção dessa ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glauber Peixoto Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Atualmente cursa Pós-Graduação no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologia Sustentável - MASTS - UNILAB na subárea de Biotecnologia Aplicada. Especialista em Imunologia e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - ­Brasileira - UNILAB (2019). Foi bolsista pela Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico - FUNCAP com ênfase em depressão geriátrica (2015). Executou tutoria no Programa PULSAR de Enfermagem da UNILAB (2016). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com linha de pesquisa relacionada a toxicologia animal (2017). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq com enfase em Reprodução Animal (2018). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNILAB relacionado a temática de Microbiologia Clínica (2019). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa de Biotecnologia Aplicada (BIOTA-UNILAB).

Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentávei-MASTS, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Basileira-UNILAB . Especialista em Docência do Ensino Superior, em Gestão e Coordenação Escolar ambos pela KURIUS (FAK). Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade ÚNICA. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Kurius (FAK) e graduação em CLE em História pela Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA). Com formação continuada em Cursos de longa duração em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Práticas Inclusivas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), ambos pelo Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE-2017-2018). Atualmente é professora efetiva do Município de Ocara, lotada em sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Atuou como coordenadora da E.E.F. Luís Cândido de Oliveira, programas de Alfabetização de Jovens e Adultos, e formadora do programa MAISPAIC pela Secretaria da Educação de Ocara. Com experiência na docência em turmas de graduação na área de História, áreas afins, Pedagogia e Educação Especial. Atuando também como formadora da Educação Especial e Sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE.

Bárbara Eleodora Santiago Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em 2017. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Unilab em 2018. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da Unilab. Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, sob a coordenação e liderança do Professor Doutor Antônio Roberto Xavier e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assistente em Administração da Unilab, desde 2012, onde exerce a função de Chefe de Seção Administrativa e secretaria a Comissão de Avaliação de Projeto de Pesquisa. Possui interesse nas seguintes temáticas: sociobiodiversidade, sustentabilidade, educação ambiental, politicas públicas, educação a distância e marketing no serviço público.

Maria Ivanilda de Aguiar, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui (Campus Corrente), de 2010 a 2014. Atualmente é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem experiência nas áreas de Agronomia, Ecologia e Recursos Naturais, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Ecologia de Agroecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, agroecologia e sistemas agroflorestais.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)