Ethnoveterinary knowledge of rural producers in the city of Cacoal and Espigão do D’Oeste/Rondônia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0036

Keywords:

Medicinal plants, Amazon, Treatment, Production animals

Abstract

The objective of this work was to identify and analyze the ethnoveterinary knowledge in small rural properties in the municipalities of Cacoal and Espigão D’Oeste in Rondônia, Brazil. 82 small rural family farms were visited, and a semi-structured questionnaire was applied to them. The questionnaire was composed of multiple-choice and open questions related to which medicinal plant species used, storage and use methods, part of the plant used, animal species treated, the ethnobotanical origin, and ethnopharmacological knowledge. From all the farms visited, 54 farms reported frequent use of medicinal plants in animals. The study identified 24 medicinal plant species being used to treat 9 different pathologies. Cattle presented the highest number of treatment reports, followed by dogs, birds, and horses. The most used route of administration was oral through leaf, bark, and/or root tea or mixed with food. In this study, it was observed that ethnoveterinary knowledge is acquired mainly by the experience passed down through older generations. Also, ethnoveterinary knowledge use is motivated by the reduction of food contamination by medication residues and the low cost of treatment. For use, the most valuable plants mentioned by the interviewees were the copaíba, neem, bitter melon, and mountain arnica. This study has shown the common use of ethnoveterinary knowledge, this practice mainly supports the rescue of the traditional knowledge brought by migrants from other regions of Brazil.

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Author Biographies

Sandro Vargas Schons, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP, em 2002, mestre e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEl) em 2005 e 2011, Professor do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Docente e coordenador do programa em Ciências Ambientais da UNIR e membro do comitê interno do PIBIC. 

Kaisa Freitas Araujo, Universidade Federal de Rondônia

Técnica em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2012). Realizou estágio supervisionado no Laboratório de Pesquisa de Nutrição de Organismo Aquáticos (2015). Foi estudante no Grupo de Pesquisas Aplicadas à Aquicultura da Amazônia - GPAqua (2016). Foi bolsista de iniciação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2017-2018 e 2018-2019). Estudante do Grupo de Pesquisa Patologia Animal no bioma Amazônico, da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 

Átila Bezerra Mira, Universidade Federal de Rondônia

Estudante de graduação em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Técnico em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2016). Atua como integrante no Centro de Diagnóstico Animal (CDA) - UNIR, Rolim de Moura. É membro do grupo de pesquisa Patologia Animal no Bioma Amazônico, vinculado à Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. 

Mariana Ferraz Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia, Brasil

Discente do mestrado acadêmico em Ciências Ambientais/UNIR

Ezequiel Ferreira Barbosa, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou como professor de Língua Portuguesa no curso de Pedagogia da Associação Vilhenense de Educação e Cultura e na rede estadual de ensino de RO do ano de 1997 ao ano de 2003 como professor de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna - Inglês no ensino fundamental e médio. De 2004 a 2011, atuou como diretor do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo na Cidade de Vilhena - RO. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia - IFRO, atua nas disciplinas de Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Língua Portuguesa no ensino integrado. Mestre em Educação Escolar com pesquisa sobre o tema letramento e formação. É membro do Grupo de Pesquisa GEPEL (Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem) do Instituto Federal de Rondônia, no Campus Vilhena.

Kelly Cristina Barbosa, Instituto Federal de Sergipe

Bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2001), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luiz de França (2014). Atuando desde 2014 como Diretora Geral de Bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), membro da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), desde 2012, membro do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Sergipe (Edifs), desde 2013 e da Revista Expressão Científica (2016), autora e organizadora de publicações. Possui experiência na área de Ciência da Informação nas seguintes áreas e atividades: gestão de bibliotecas, implantação e organização de bibliotecas, desenvolvimento de coleções, processamento técnico, representação descritiva (catalogação), normalização de referências bibliográficas, confecção de fichas catalográficas, elaboração de regulamentos, organização de eventos, trabalhos com a comunidade interna/externa na valorização da cultura sergipana, lançamento de livros. 

Francisco Carlos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Administração com Habilitação em Meio Ambiente pela Faculdade Martha Falcão (2004). Especialista em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2005). Atualmente é professor de módulos do Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas, é administrador da ESCOLA AGRÍCOLA RAINHA DOS APÓSTOLOS e colabora com a Pesquisa e Desenvolvimento da Instituição.

Published

2020-04-29

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