Mais de uma década de relatos de raiva em herbívoros e perda do habitat de morcegos no estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0022

Palavras-chave:

Fatores ambientais, Amazônia, Bovinos, Equinos, Ocorrência

Resumo

Este trabalho teve por objetivos realizar um estudo retrospectivo de casos de raiva em herbívoros no estado de Rondônia, durante o período de 2002 a 2014, e a relação de picos epidêmicos com áreas antropizadas da floresta Amazônica, principalmente associadas a perda do habitat natural dos morcegos. Para tal foram coletados dados relacionados a espécie afetada, mês, ano e as coordenadas geográficas dos locais onde ocorreram os casos, e posteriormente inseridos na plataforma Epi InfoTM 7.1.5.2. e programa QGIS Versão 2.14.1 para determinar a frequência, distribuição, regressão e correlação linear de Pearson. Durante o período foram diagnosticados 170 bovinos e 19 equinos positivos para doença, em 47 municípios dos 52 existentes. Destes, Porto Velho, Ministro Andreazza, Ji-paraná e Ouro Preto do Oeste foram os com maior incidência. Em relação a perda de habitat, principalmente em municípios com elevada incidência de notificações, estas, estavam relacionadas a uma série de eventos de retirada florestas, como a construção de usinas hidrelétricas e a convergência de fluxo imigratório para o Estado de Rondônia, com a expansão da fronteira agrícola Nacional. Casos positivos em herbívoros foram observados em todos os anos do estudo, com uma média de 14 casos/ano e tendência de sazonalidade durante o período chuvoso. Num contexto geral, houve um decréscimo de 1,9% dos exames positivos em relação aos negativos, a cada ano do período (R2=0,51 e P=0,0061) e a redução de municípios afetados (R2 = 0,484 e p = 0,0083).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Izuro Fujihara, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia (2016) e pós-graduação em Gestão em Agronegócio pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Prevenção, controle e erradicação de doenças, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa e inspeção sanitária; e Gestão em agronegócio. 

Mayra Meneguelli, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal de Rondônia (2016), especialização em Aprimoramento Profissional Médico Veterinário em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Luterana do Brasil (2017), tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica de Pequenos Animais e na área de Microbiologia Veterinária, também possui especialização em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Paulo. Atualmente bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, nível mestrado acadêmico. 

Ezequiel Ferreira Barbosa, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Rondônia (2016) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2001). Atualmente é Agente de Polícia Penal - Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia. 
Mestrando em ciências Ambientais (PGCA/UNIR/EMBRAPA)

Átila Bezerra de Mira, Universidade Federal de Rondônia

Estudante de graduação em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Técnico em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2016). Atua como integrante no Centro de Diagnóstico Animal (CDA) - UNIR, Rolim de Moura. É membro do grupo de pesquisa Patologia Animal no Bioma Amazônico, vinculado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou como bolsista de Iniciação Científica pela UNIR, e atualmente é bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pelo CNPq.

Kelly Cristina Araujo Barbosa, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Medicina Veterinária pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Integrante do Centro de Diagnóstico Animal (CDA - UNIR, Rolim de Moura). Membro do grupo de pesquisa Patologia Animal no Bioma Amazônico vinculado a UNIR. Bolsista de iniciação científica pelo CNPq.

Francisco Carlos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Formado em Ciências Biológicas Bacharelado (2008) e Licenciatura (2015), Mestre (2009-2011) em Genética e Toxicologia e Doutor (2012-2016) em Biologia Celular e Molecular Aplicado a Saúde (ULBRA). Atualmente é Pós Doutorando na Universidade Federal de Rondônia, no projeto/subprojeto Amazônia Ocidental: Rede de PPG em biodiversidade, produção e sanidade animal com bolsa (PROCAD-AM). Professor Adjunto, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Conselho de Curso (CC) do Curso de Ciências Biológicas e Coordenador de Pesquisa do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL. Tem experiência em ecologia, mutagênese, atuando principalmente na atividade toxicológica, genotóxica e mutagênica de produtos naturais com potencial farmacológico, estresse oxidativo e antioxidantes. POSSUI HABILIDADES E EXPERIÊNCIA PARA MINISTRA AS DISCIPLINAS - Biologia Molecular; - Biotecnologia Geral; - Biotecnologia Farmacêutica; - Biologia Celular; - Citologia, Histologia e Embriologia; - Anatomia Humana; - Fisiologia Humana; - Bioquímica; - Imunologia; - Patologia / Fisiopatologia; - Bioética e Biossegurança; - Instrumentalização Científica / Metodologia Científica; - Trabalho de Conclusão de Curso (Projeto de Pesquisa); - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. POSSUI EXPERIÊNCIA EM GESTÃO - Coordenação de Cursos; - Coordenação de Pesquisa; - Coordenação de Biotério.

Sandro de Vargas Schons, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP, em 2002, mestre e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEl) em 2005 e 2011, Professor do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Docente e coordenador do programa em Ciências Ambientais da UNIR e membro do comitê interno do PIBIC.

Downloads

Publicado

2021-02-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)