Avaliação da exposição ocupacional de trabalhadores frentistas de postos de combustíveis utilizando como biomarcadores celulares frequência de micronúcleos e alterações citogenéticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0013

Palavras-chave:

Derivados de petróleo, Micronúcleos, Alterações nucleares

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os principais distúrbios fisiológicos, relacionados às atividade laboral de trabalhadores expostos aos compostos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etil Benzeno e Xileno) e os danos genéticos causados em função do grau de exposição, assim como,  a intercorrelação desses, com  as características sociodemográficas dos trabalhadores de postos de combustíveis de Ji-Paraná/RO. O estudo foi realizado com um grupo de 120 voluntários, sendo formado por 80 trabalhadores de postos de combustíveis e 40 indivíduos que não executam a mesma função, considerados como grupo controle. As características sociodemográficas dos indivíduos do estudo foram obtidas por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. Após, esses, foram divididos em 3 grupos para a coleta de amostras da mucosa oral e análise citológica. O grupo 1 (GE1) composto por 40 trabalhadores expostos aos BTEX e usuários de bebida alcoólica e tabagistas; o grupo 2 (GE2) formado por indivíduos exposto, com igual número de trabalhadores, e não usuários de bebidas alcoólicas e tabagista. Esses grupos também foram subdivido por idade. O grupo três (GC) foi considerado como testemunha. Os resultado das análises citológicas da presença de micronúcleos e anormalidades celulares (cariorréxe, binucleação, brotamento e apoptose), demonstram que os indivíduos dos grupos expostos apresentam maior prevalência de danos genéticos e anormalidades celulares em comparação ao grupo controle, além de que, os indivíduos de faixa etária entre 26 à 55 anos apresentaram maior frequência de micronucleos. Observou-se ainda que quanto maior for o tempo de exposição aos combustíveis, maior é a incidência dos sinais clínicos e danos genéticos as células da mucosa oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianka Raiany Silva, Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Possui ensino-medio-segundo-graupela Joaquim de Lma Avelno(2012). Tem experiência na área de Zoologia. 

Wesley Pimenta Cândido, Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná

Biomédico graduado no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO (2018), Técnico em Eletrotécnica pelo SENAI/Ji-Paraná/RO (2014) e especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) (2019). Atuou como preceptor de estágio supervisionado nos setores de Imunologia, Líquidos Corporais, Parasitologia e Microbiologia do curso de Biomedicina no Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná/RO. Atualmente atua como docente nos cursos de Biomedicina e Farmácia do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná/RO. Possui experiência em automação industrial, vistorias técnicas, manutenção em máquinas elétricas e elaboração de projetos no setor de Sistemas Elétricos de Potência. Participou de pesquisas nas áreas de Análises Ambientais e Microbiologia Clínica, além de análise de propriedades terapêuticas de extratos secos de plantas medicinais presentes na Amazônia por meio dos testes de Mutagenicidade / Genotoxicidade, citotoxicidade e antimutagenicidade em células meristemáticas de Allium cepa e letalidade aguda frente ao microcrustáceo Artemia salina. Atua desde janeiro de 2018 com divulgação científica e tecnológica na página História da Ciência.

Marcela Miller Rodrigues da Silva, Centro universitário São Lucas Ji-Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas - Ji-Paraná (2020). Atuou como bolsista PIBIC/CNPq de 2019 a 2020 no projeto de pesquisa intitulado Prospecção e Viabilidade Tecnológicas de Frutas e Plantas Medicinais Nativas do Estado de Rondônia, Amazônia Ocidental.

Elaine Scheidegger Castro, Centro universitário São Lucas Ji-Paraná

Graduação em andamento em ciências biológicas

Mayra Meneguelli, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Federal de Rondônia (2016), especialização em Aprimoramento Profissional Médico Veterinário em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Luterana do Brasil (2017), tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica de Pequenos Animais e na área de Microbiologia Veterinária, também possui especialização em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Paulo. Atualmente bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, nível mestrado acadêmico.

Sandro Vargas Schons, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP, em 2002, mestre e Doutorado em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEl) em 2005 e 2011, Professor do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Docente e coordenador do programa em Ciências Ambientais da UNIR e membro do comitê interno do PIBIC.

Francisco Carlos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Formado em Ciências Biológicas Bacharelado (2008) e Licenciatura (2015), Mestre (2009-2011) em Genética e Toxicologia e Doutor (2012-2016) em Biologia Celular e Molecular Aplicado a Saúde (ULBRA). Atualmente é Pós Doutorando na Universidade Federal de Rondônia, no projeto/subprojeto Amazônia Ocidental: Rede de PPG em biodiversidade, produção e sanidade animal com bolsa (PROCAD-AM). Professor Adjunto, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Conselho de Curso (CC) do Curso de Ciências Biológicas e Coordenador de Pesquisa do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná - UniSL. Tem experiência em ecologia, mutagênese, atuando principalmente na atividade toxicológica, genotóxica e mutagênica de produtos naturais com potencial farmacológico, estresse oxidativo e antioxidantes. POSSUI HABILIDADES E EXPERIÊNCIA PARA MINISTRA AS DISCIPLINAS - Biologia Molecular; - Biotecnologia Geral; - Biotecnologia Farmacêutica; - Biologia Celular; - Citologia, Histologia e Embriologia; - Anatomia Humana; - Fisiologia Humana; - Bioquímica; - Imunologia; - Patologia / Fisiopatologia; - Bioética e Biossegurança; - Instrumentalização Científica / Metodologia Científica; - Trabalho de Conclusão de Curso (Projeto de Pesquisa); - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. POSSUI EXPERIÊNCIA EM GESTÃO - Coordenação de Cursos; - Coordenação de Pesquisa; - Coordenação de Biotério. 

Downloads

Publicado

2020-09-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)