Valuing medical plants as an alternative to health: an ethnobotanic study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0037

Keywords:

Ethnobotany, Medicinal plants, Natural resources, Health

Abstract

The state Santa Catarina is endowed with recognized biodiversity, a wide variety of natural landscapes: Atlantic Forest, coastline and mountains and mountain ranges, and Ãguas Mornas is classified as an area of colonial immigration of Europeans (sec. XIX). Moreover, it is a region of rich cultural diversity, composed of migrants from other regions of Brazil, resulting in cultural miscigenation, which acts decisively in the use of medicinal plants. To understand the use of these natural resources, their existing relations between man and the environment, an ethnoecological study was carried out, addressing the uses of medicinal plants in folk medicine in the Santa Isabel neighborhood, in the municipality of Ãguas Mornas/SC. In fact not If there is a record of any survey of medicinal plants among the population of the world, about medicinal plants, which results in the research problem; In other words, at what level the lack of appreciation of knowledge about medicinal plants can affect the health of the local population, which seeks almost exclusively the treatments of conventional medicine, filling up hospitals and health units, many of them Affected by diseases that could be remedied through the use of natural herbs? Data collection was performed in two moments. First, the interview with the population was conducted through semi-structured forms, establishing a case study, that is, a survey of the popular knowledge of those involved in the research. In the second moment, an interview was carried out with a couple of Raizeiro/Benzedor, also using semi-structured interviews, analyzing the following aspects: Working time with medicinal plants, time of residence in Santa Isabel (minimum 8 years), besides Which plants they use. The majority of the interviewed pubic has between 15 and 50 years, characterizing a young, low-income population, with a monthly income of 1 to 2 minimum wages. Not different, even if it has presented a large portion of young people, the typical user of medicinal plants is dominant, by elderly women, with little or no study. They learned their recipes from parents, grandparents and other ancestors. It was found that native natural resources have been scarce, taking into account the impact of immigrant cultures, significantly influencing the traditional culture of medicinal plant use, with the introduction of habits and many plants Exotic.

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Author Biographies

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Filosofo e Pedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior, e Biodiversidade pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Atualmente desenvolve pesquisas em torno do ser responsável com referência no princípio responsabilidade de Hans Jonas. Estuda as análises atuais, que se concentram na educação ambiental como saber filosófico para a construção de uma sociedade pautada no desenvolvimento sustentável. Nas ciências do meio ambiente investiga impactos ambientais recorrentes em áreas do semiárido e o estudo do saber tradicional através do uso fitoterápico das plantas medicinais por comunidades locais.

João Leandro Neto, Faculdade Entre Rios do Piauí

Filósofo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. É Professor efetivo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica na Comunidade Quilombola do Sitio Arruda, Município de Araripe-CE. Estudou arte italiana com ligação na Scuola di Lingua e Cultura - Itália. Publicou trabalhos em eventos científicos, com temas relacionados a pesquisação na construção de uma educação valorizada e coletiva. Convidado a ser debatedor em mesas redondas, com temas como: filosofia no ensino médio, diálogos em torno do pensamento de Santo Agostinho de Hipona, filosofia e educação em Platão, ética e contemporaneidade. Atualmente se dedica a pesquisar sobre métodos e comodidades de relação investigativa entre a educação no ensino médio e o processo do aluno investigador na Filosofia, trazendo discussões como o negro e seu emponderamento educacional, a educação acessível, os processos educacionais, e as relações educação-docente na construção de um futuro capaz de perceber a importância do compartilhamento de função. Amante da poesia nordestina com direcionamento as condições históricas do resgate e do fortalecimento da cultura do Cariri.

Tainnã de Almeida Rodrigues Carvalho, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e especialização em Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Obstetrícia e Saúde da Família. Atua na ESF I de Antonina do Norte com ênfase em cobertura vacinal em crianças de 0 a 6 anos. É enfermeira plantonista do Hospital Municipal Nossa Senhora das Angústias em Tarrafas. Tem interesse nos seguintes temas: saúde da criança, saúde da mulher, gestão em saúde e uso fitoterápico de plantas medicinais.

Murilo Evangelista Barbosa, Instituto de Educação Superior Raimundo Sá

Murilo Evangelista Barbosa, brasileiro, formado em Direito pela URSA – Universidade Raimundo Sá, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, sob o número 12/506-PI, com pós-graduação nas áreas Direito Constitucional, pela Universidade Anhanguera, no estado do Paraná e em Direito Penal e Processual Penal pela URSA, no estado do Piauí, pós-graduando em Direito Sanitário pelo Hospital do Coração – HCOR, no Estado de São Paulo. Analista Processual efetivo da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Picos – PI, trabalhando de maneira particular com demandas jurídicas envolvendo o direito à Saúde. Em virtude de sua atuação jurídica sanitária, tem desenvolvido uma série de trabalhos de pesquisa científica na área da Saúde envolvendo tratamentos e prevenção de doenças e sobretudo as implicações disso nas decisões jurídicas.

Joab Cardoso Guedes, Faculdade Guaraí

Graduando em Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura pelo Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (IESC/FAG). Possui bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni). Foi membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representando o corpo discente, participando das atividades funcionais desde Março de 2016 à Abril de 2018.

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Pedagogia e Zootecnia e Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Published

2020-01-06