Análise da qualidade da água do Ribeirão Tranqueira

Autores

  • Brendon Barbosa da Silva Universidade Federal do Goiás
  • Leonardo Guedes Rocha Instituto Educacional Santa Catarina
  • Laura Pereira de Oliveira Silveira Instituto Federal de Rondônia
  • Aluísio Vasconcelos de Carvalho Instituto Educacional Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-3793-3133
  • Ana Paula Martins Guimarães Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-0926-7962

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0002

Palavras-chave:

Coliformes totais, Coliformes fecais, Escherichia coli., pH., Parasitas

Resumo

O paradigma do desenvolvimento sustentável traz consigo a necessidade de conciliar a constante globalização e ocupação do ambiente com a disposição dos recursos hídricos. Desta forma, minimizariam os efeitos antrópicos causados nos corpos d’águas, principalmente, dentro dos perímetros urbanos ou em locais agropastoris, os quais recebem a maior quantidade de despejos de rede de esgotos, efluentes domésticos e agropecuário, impossibilitando o consumo da água. Desta maneira, o presente trabalho objetivou analisar a presença de coliformes totais e Escherichia coli quantitativo, bem como a presença de ovos e cistos de vermes parasitas em amostras de água coletadas no Ribeirão Tranqueira, na imediação do perímetro urbano do município de Guaraí (TO), e, expressar os resultados de turbidez e o potencial hidrogeniônico da água. Para a realização das análises encontradas no presente trabalho, foram coletadas 5 amostras de água bruta do Ribeirão Tranqueira, sendo as mesmas submetidas a análises microbiológicas, físico-químicas e parasitológicas. Os resultados obtidos, evidenciam a impossibilidade da utilização da água do rio Ribeirão Tranqueira para o consumo humano, ou ainda, para utilização com fins agrícolas sem nenhum tipo de tratamento. Em decorrência disso, fica evidente a necessidade de reabilitação do Ribeirão Tranqueira, tendo em vista a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção do ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brendon Barbosa da Silva, Universidade Federal do Goiás

Graduando em Ciências Biológicas pelo Instituto Educacional De Santa Catarina/ Faculdade Guaraí, Possui linhas de pesquisas em Análise ambiental, Saúde coletiva e Genética comportamental humana. 

Leonardo Guedes Rocha, Instituto Educacional Santa Catarina

Biólogo, Especialista em Gestão e Educação Ambiental, Especialização em andamento em Matemática, com foco no Ensino Fundamental e Médio. Estágio voluntário como auxiliar de laboratório, produção, cultivo, coleta e seleção de isolados do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae, com o objetivo no controle biológico da cigarrinha da raiz (Mahanarva fimbriolata). Artigo aceito para publicação na REVISTA ÍBERO-AMERICANA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (RICA, V09, N08, 2018) com o QUALIS B1. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular, Microbiologia Geral e Gestão e Educação Ambiental. 

Laura Pereira de Oliveira Silveira, Instituto Federal de Rondônia

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Aquidauana. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Nutrição Mineral de Plantas Forrageiras. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal de Rondônia, Campus de Jaru.

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Instituto Educacional Santa Catarina

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Fisioterapia. Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Ana Paula Martins Guimarães, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, modalidade licenciatura (2012) e bacharel (2017); Mestre em Ecologia de Ecótonos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, com linha de pesquisa em Microbiologia Ambiental e Ecologia de leveduras, modalidade Stricto sensu (2016). Experiência na Educação Superior como Professora Adjunto do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí, nas áreas de Ecologia, com ênfase em Microbiologia Geral e dos Alimentos, Biologia Celular e Molecular, ministrando as seguintes disciplinas: Microbiologia Geral, Microbiologia dos Alimentos, Biologia Geral e Celular, Biologia Molecular, Ecologia, Evolução e Didática de Ensino.Atualmente, Professora Regente de Biologia no Ensino Médio na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Sousa. 

Downloads

Publicado

2019-05-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)