Life cycle assessment of cement use in brazilian residential construction

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0011

Keywords:

Housing construction. Cement, Life cycle assessment, Water footprint, Water shortage footprint

Abstract

Housing construction is one of the largest cement consumers in Brazil. Cement requires a large amount of raw material and energy for its production, with emissions harmful to the environment. This work aims to quantify the environmental impacts related to the use of cement in Brazilian housing construction, per square meter of built area, also emphasizing the use of water resources throughout its production chain. For this purpose, three standard housing projects Minha Casa Minha Vida were used as a reference for calculating the quantity of cement, the environmental impacts of cement were determined based on the assessment of its life cycle, water footprint and water scarcity footprint. The results show that the greatest impacts are related to the emissions of gases that cause climate change and the excessive use of water resources. Finally, the present study provides support for improvements in architectural projects, construction processes and materials used, in order to minimize environmental damage.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emmanuel Eduardo Vitorino de Farias, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e mestrado em engenharia civil e ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é engenheiro civil da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Rui de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1974), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e PhD em Engenharia Civil - Leeds University (1990). Professor aposentado da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande, onde atuou entre março de 1977 e maio de 2007. Atualmente é Professor Associado B do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba onde ministra as disciplinas Introdução à Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia , Análise de Risco e Análise de Águas. Tem experiência em pesquisa na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas, particularmente lagoas de estabilização. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Gestão da Qualidade da Água. 

Mônica Maria Pereira da, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Especialista em Educação Ambiental pela UEPB. Licenciada em Ciências Biológicas pela UEPB. Membro associada da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Fundadora do GGEA/UEPB (Grupo de Extensão e de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental). Trabalhou na educação básica de escolas públicas (concursada) e privadas durante seis anos. Trabalhou na UEPB por 26 anos (concursada), nos níveis de graduação e pós-graduação Lato sensu e stricto sensu. Foi colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPB. Atualmente, aposentada, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB. Desenvolve pesquisas e orienta dissertações nas áreas de Gestão e Educação Ambiental, Saneamento, Avaliação de Impactos, Tecnologias Sociais e Formação e Mobilização Social. Concede apoio técnico voluntário à ARENSA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida), associação resultante de seus trabalhos de extensão. Publicou 215 artigos científicos em eventos nacionais e internacionais. Publicou 55 artigos científicos em revistas científicas na área de Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Engenharia Sanitária e Educação Ambiental. Publicou 25 capítulos de livros e quatro livros completos. É autora do Livro Manual de Educação Ambiental; uma contribuição à formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. Tem 263 orientações concluídas, nas modalidades iniciação científica, conclusão de curso de graduação e de especialização, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Participou de coordenação de conferências municipais e estaduais de meio ambiente na Paraíba (2003, 2005, 2008 e 2013) e da elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente nos âmbitos municipal, estadual e federal. Compôs a equipe de delegados e delegadas eleitas nas conferências estaduais para representar a Paraíba na Conferência de Educação Ambiental (1997), nas 1ª e 2ª Conferências Nacionais de Meio Ambiente (2003 e 2005). Ministrou mais de 100 cursos de agentes multiplicadores em Educação Ambiental envolvendo mais de 6.000 pessoas em diferentes áreas do conhecimento. Continua na militância em favor da justiça ambiental e social. Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8972860324282858.

Giselaine Maria Gomes de, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), mestra em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2022). Possui experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto, Reuso de Águas Residuárias e Gestão de Águas Pluviais Urbanas. Professora do Departamento de Infraestrutura e Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental com ênfase em Gestão de Águas Pluviais Urbanas.

Published

2021-12-18

Issue

Section

Construções e Arquitetura Sustentáveis