Environmental Health Surveillance: structure and implications for risk control in Minas Gerais, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0017

Keywords:

Environmental Health Surveillance, Environmental Health, Environment and Public Health, Organization and Administration

Abstract

The work seeks to elaborate a profile of the municipalities of Minas Gerais related to their Environmental Health Surveillance structure through the presentation and discussion of questionnaire data applied to the municipalities of the State of Minas Gerais (n = 523). There was data treatment and classification related to the population and division between health macro-regions. The results point to the participation of municipal technical references in courses in the last four years (62.91%), difficulties in carrying out actions (63.86%), low percentage of field equipment, low number of professionals working in the area (19.12%) and few municipalities with exclusive vehicles for actions in Environmental Health Surveillance (14.15%). Most of the difficulties in carrying out the actions were identified in small population municipalities. High schooling (45.32%) and higher education (40.15%) predominate as maximum education of municipal teams. A heterogeneous profile was identified among municipalities in different health macro-regionals. It is recommended that managers be more sensitized, more structured (human resources, equipment, inputs and training), discussions, studies and actions of an intersectoral nature in different spheres of government. It is suggested to the state government to promote public policies aimed specifically at environmental health, strengthening intersectoral articulation, professional qualification and support in the acquisition of equipment for use in municipal actions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alisson Martins Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016), possui interesse em estudos e projetos relacionados a Meio Ambiente, Saneamento, Saúde Pública e Saúde Ambiental. Graduado em História (2004) e Geografia (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de Engenharia Ambiental (2019), pela Universidade Salgado de Oliveira. Atua como Referência Técnica em Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde Ambiental. Atualmente é supervisor do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde nos municípios e ministra cursos de capacitação e treinamento de profissionais em saúde no âmbito municipal e regional. 

Alice Rodrigues de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Farmácia pela UFVJM (2012). Especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (2013) e Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFMG(2014). Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela UFVJM (2021). Doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFJF/GV. Funcionária efetiva da SES/MG.

Milton Cosme Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM (2005); Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (2010) e; Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2021). Especialista em Administração Pública/Faculdade SENAC (2015) e em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde/Escola de Saúde Pública de Minas Gerais/ESPMG (2016). Durante o mestrado foi aluno de iniciação cientifica do CNPq no projeto de pesquisa voltado para caracterização e agregação de valor aos frutos do cerrado na linha de pesquisa: ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal. No Doutorado pesquisou sobre a rastreabilidade e o controle sanitário de alimentos no Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos do Estado de Minas Gerais, na linha de pesquisa: qualidade de alimentos de origem vegetal. Na UFVJM atuou como professor substituto nas disciplinas de Parasitologia Básica e Parasitologia Clínica para os cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (2006/2008) e como docente voluntário no Programa de Pós Graduação Ensino em Saúde na disciplina de Epidemiologia (2011/2014), no qual desenvolveu estudos e orientou dissertações na linha de pesquisa: planejamento, gestão e integração universidade e serviços de saúde. Foi preceptor do Programa Tutorial de Educação pelo Trabalho para a Saúde ? PET-Saúde ? Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2010/2012) e Professor conteúdista da ESPMG no material do curso técnico em Vigilância em Saúde (2012). Atualmente é referência técnica na área de Vigilância Sanitária de Alimentos no cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Também exerce o cargo de Diretor-Secretário no Conselho Regional de Nutricionista da 9ª Região/CRN9 (gestão 2020/2023) onde participa da Comissão de Ética e da Câmara Técnica de Saúde Coletiva e coordena um projeto intitulado: Comida de Verdade na Escola: a importância da nutrição e da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Daniela de Almeida Ochoa Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Atualmente, pós graduanda em Gerontologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Aprovada em 1º lugar como enfermeira na Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso pelo Hospital das Clínicas da UFMG, tendo permanecido no curso durante março-julho de 2021. Aprovada, também, no 2º lugar no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas (Conceito CAPES 5) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil durante o ano de 2020. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção de Violências (2018) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Saúde da Família, Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atua como enfermeira na Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental no nível central da Secretaria Municipal de Saúde de BH desde 2011. Tem experiência em Gestão de Unidade Básica de Saúde (regional Noroeste de BH); Programa de Agentes Comunitários de Saúde (nível central em Betim e distrital na regional Leste de BH) e Programa de Saúde da Família (regionais Leste e Oeste); Além disso, trabalhei no Transporte Sanitário (SAMU - nível central) na regulação de vagas para inclusão de novos pacientes. Experiência nas clínicas médica e pediatria do HMOB e HC, respectivamente e Controle de Infecções Hospitalares. Neste último, atuei como enfermeira de CCIH em 2 hospitais públicos da rede FHEMIG, 1 hospital particular, 1 hospital público na cidade de Betim e no hospital público municipal de BH. Desta maneira, sumariamente, tive a oportunidade de trabalhar na rede municipal (hospitalar e ambulatorial de BH e Betim), estadual (hospitalar), federal (hospitalar), além da rede privada (hospitalar e consultoria).

Joice Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Geologia (2013) e pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento (2020). Mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ( 2021 - 2023). Atualmente é Especialista em Politicas e Gestão da Saúde na Coordenação de Vigilância Ambiental - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atua no Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e no Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxico em Água para Consumo Humano. 

Marina Imaculada Ferreira Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004). Atualmente é EPGS da SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Published

2021-10-20