Analysis of the water quality index due to seasonality in the Irurá micro-basin in the municipality of Santarém-Pará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0027

Keywords:

Dissolved Oxygen, Water quality, Water quality index

Abstract

The Irurá microbasin belongs to the Tapajós River hydrographic basin, located in the municipality of Santarém, state of Pará. The igarapé has an extension of approximately 9.29 km from its source to its mouth on the Tapajós River. Its bed has been undergoing constant degradation, influenced by anthropic actions, mainly by the disordered use and occupation of its watershed. It is necessary and extremely important to systematically monitor water quality parameters in water bodies. The purpose of the study is to assess water quality in accordance with current legislation and through the analysis of physical-chemical parameters: hydrogen potential, biochemical oxygen demand, Total Nitrogen, Total Phosphorus, Water temperature, Dissolved Oxygen, turbidity, electrical conductivity, total dissolved solids and thermotolerant coliforms) and apply them to the water quality index used to assess water quality in water bodies . Through the results obtained, offer subsidies for possible changes in the characteristics of the hydrographic basin, or seek the recovery of areas that are already potentially contaminated.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zaqueu dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Com experiência em análise físico química de água em igarapés urbanos. Cursando Bacharelado em ciências Biológicas, fazendo parte do laboratório de Ecologia do Ictiplâncton e Pesca de águas Interiores, vinculado ao Instituto de Ciência e tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará.

Mirian Santos de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em B. I. em Ciências e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Acadêmica do curso Engenharia Sanitária e Ambiental.

Raquel Freitas dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental.

Ruy Bessa Lopes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Biólogo, possui mestrado em Produção Animal pela UNESP (2000), Ciências pela USP (2005) e Pós-Doutorado em Ecotoxicologia pelo CENA/USP (2010). Têm experiência em ecologia aplicada com ênfase na ecotoxicologia de moléculas orgânicas e poluição aquática. Atualmente é professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Sérgio Gouvêa Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1994). Atualmente é professor do CEULS - CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM, trabalha como Engenheiro de Saneamento da Prefeitura Municipal de Santarém - SEMURB - Secretaria Municipal de Urbanismo- Trabalha na equipe de Coordenação do Projeto de Recuperação do Igarapé do Urumarí - UFOPA - Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Pavimentação e Saneamento. Especialista em Produtividade e Qualidade, Administração Pública e Gerenciamento de Cidades, Gestão de Projetos, Gerenciamento Ambiental (Ulbra 2018) e Tecnologias Digitais para Educação (Ulbra 2021). Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano pela UFPA (2016). Doutorando em Ciências Ambientais pela UFOPA. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Membro do Conselho Superior do Centro Universitário Luterano de Santarém. Conselheiro do CREA-PA. Avaliador do INEP área de Engenharia Civil. Vice Presidente do FOPIESS - Fórum dos Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém. Membro do Conselho de Administração da UFOPA (CONSAD). Membro do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Santarém - (CMSB-STM) - Diretor da empresa SM Projetos - Projetos de Infraestrutura para Condomínios e Loteamentos

Lucinewton Silva de Moura, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2000), doutorado em Engenharia de Alimentos com ênfase em desenvolvimentos de processos pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado na Faculdade de Engenharia Química UFPA (2005). È Professor Associado IV da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) lotado no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) no Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA da Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi coordenador do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental no biênio 2016-2018. Possui larga experiencia na coordenação de cursos de graduação e em projetos de pesquisa e de extensão. È membro de um grupo de pesquisa que tem desenvolvido vários projetos de pesquisa ao longo dos últimos anos, relacionado com o grau de comprometimento dos recursos hídricos da Amazônia, objetivando identificar danos ao meio ambiente através de ações integradoras (aspectos bioecológicos, de hidrologia e geomorfológicos, combinados aos aspectos sócio-ambientais). Foi coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental/ICTA no biênio 2012 a 2014. Presidiu o núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental/ICTA-UFOPA de 2012 a 2014. Foi diretor da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará onde fez parte da equipe de implantação do curso e pela reformulação no projeto pedagógico. Foi representante do campus de Marabá no conselho superior de Ensino pesquisa e extensão (CONSEPE) da UFPA. Foi Supervisor geral da divisão de estágio e intercambio acadêmico da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente/UFPA. Atua nas áreas: Química de Águas Continentais, Química Aplicada a Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Modelagem Matemática de Recursos Hídricos 

Published

2021-03-28

Most read articles by the same author(s)