Caracterização de parâmetros físico – químicos e correlações com o manganês nos afluentes da barragem Santa Bárbara, Pelotas, RS

Autores

  • Aline Hernandez Kath Universidade Federal de Pelotas
  • Janaína Garcia Timm Universidade Federal de Pelotas
  • Jander Luis Fernandes Monks Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0003

Palavras-chave:

Qualidade da Água, Bacia Hidrográfica, Contaminação, Mananciais

Resumo

A Barragem Santa Bárbara localizada na cidade de Pelotas/RS possui quatro afluentes principais que por sua vez recebem despejos sanitários e industriais. A caracterização físico-química destas águas é importante para que o tratamento aplicado seja adequado e eficiente uma vez que são águas com fins de abastecimento público e que apresentam histórico de contaminação por excesso de manganês. Os objetivos deste trabalho foram caracterizar os principais afluentes da Barragem Santa Bárbara através de análises físico-químicas (pH, cloretos, oxigênio consumido, nitrogênio amoniacal, fósforo total, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio e manganês total) e avaliar as correlações entre os parâmetros e o manganês. Para tal foram coletados dados físico – químicos nos registros do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), referentes ao período de 2010 a 2015. Os parâmetros pH, cloretos, turbidez e oxigênio consumido estiveram de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução 357/05 do CONAMA; fósforo total, nitrogênio amoniacal, DBO5 e manganês total apresentaram resultados acima do permitido pela lei. O estudo das relações dos parâmetros físico-químicos com o Manganês mostrou haver correlações positivas e significativas entre Mn-Ptotal, no Epaminondas; Mn-Oconsumido no Epaminondas e na Sanga da Barbuda e Mn-Turbidez na Sanga da Barbuda, no Sítio Floresta e no Passo do Cunha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Hernandez Kath, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Ciências - Manejo e Conservação do Solo e da Água na Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Especialista em Química Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (2016); Mestre em Ciências - Manejo e Conservação do Solo e da Água/UFPel (2013); Bacharel em Química Ambiental pela Universidade Católica de Pelotas/UCPEL (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: química do solo, cinza de casca de arroz, manganês, oxi-redução.

Janaína Garcia Timm, Universidade Federal de Pelotas

Se formou Técnica em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (2011), possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente realiza Doutorado em Ciências com ênfase em Química Analítica participando do desenvolvimento de metodologias e validação analítica para determinação de elementos traço em amostras ambientais.

Jander Luis Fernandes Monks, Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. De 1998 até 2012 atuou como professor de química para o ensino Médio em Escolas Particulares e Cursos pré-vestibulares. De 2001 até 2012 foi professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nos cursos de Farmácia, Biologia, Ecologia e Química Ambiental; onde também atuou em projetos de pesquisas na área de educação e química dos solos, com participação como perito no Escritório de Perícias Técnicas Ambientais (EPTA), conveniado com o Ministério Público/RS. Atualmente (a partir de 2012) é professor (dedicação exclusiva) de Química Analítica do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense de Pelotas (IFSul), ministrando aulas nos Cursos Técnico em Química, Engenharia Química e Mestrado Tecnológico em Engenharia e Ciências Ambientais. É coordenador do Curso Superior em Engenharia Química do IFSul/Pelotas RS, pesquisador no IFSul/Propesp, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso Superior de Bacharel em Engenharia Química do IFSul Câmpus Pelotas, bem como da equipe de orientadores do Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia e Ciências Ambientais (MECA) do IFSul. É pesquisador nas áreas de ciência dos alimentos e de monitoramento ambiental, trabalhando em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), financiadas pelo Cnpq, CAPES, FAPERGS e Pólo Tecnológico. Faz parte dos comitês de orientação de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel/FAEM. 

Downloads

Publicado

2017-01-11