Solubilidade de compostos fenólicos e atividade antioxidante em extratos obtidos de resíduo de uva de vinho da Cultivar Bôrdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0010

Palavras-chave:

Extratos fenólicos, Capacidade antioxidante, Solubilidade, CLAE, Vitis vinífera

Resumo

No processo de produção de vinho o resíduo gerado corresponde em cerca de 20 % da matéria-prima, que consiste de engaço, bagaço, sementes e borras ricas em compostos bioativos e valor nutricional que podem ser utilizados como complemento de ração animal ou para a adubação do solo. Visando dar um destino mais nobre para esse resíduo, objetivou-se investigar o efeito de solventes de extração em compostos fenólicos de resíduo de vinho da cultivar Bôrdo, bem como sua atividade antioxidante in vitro. Para tal finalidade, implantou-se um planejamento unifatorial – relação solvente e água – com dois solventes (metanol e etanol) combinados na proporção em volume de 0, 50, 75 e 100 % de solvente com água, totalizando 8 tratamentos. As análises foram fenóis totais (FT), antocianinas totais (ANT), capacidade antioxidante (CA) e açúcares redutores (AR). Foram quantificados também o teor de ácido gálico, ácido cafeico e resveratrol por CLAE. Os resultados indicam que a mistura solvente e água, tanto usando etanol como metanol, na proporção de 50 ou 75 %, melhora a solubilidade dos compostos fenólicos presentes em resíduo de uva da cultivar Bôrdo e, como consequência, facilita a permeabilidade e transferência desses compostos por difusão. Houve forte correlação direta entre a FT, CA e ANT, sendo que dos três compostos identificados por CLAE, o ácido cafeico destacou-se positivamente para atividade antioxidante. Entretanto, os resultados não são conclusivos com relação à natureza química que foi favorecida frente aos oito tratamentos in vitro, mas os resultados para AR indicam que estes estão presentes como compostos fenólicos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izadora Oliveira Piegas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui ensino médio segundo grau pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2014). Tem experiência na área de Engenharia Química.

Pâmela Moura Costa, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui ensino médio segundo grau pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2014).

Bernardo dos Santos Vaz, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Aquicultura, Biologia Molecular e Melhoramento genético. Líder do Grupo de Pesquisa Aquicultura e Química do IFSul.

Jander Luis Fernandes Monks, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. De 1998 até 2012 atuou como professor de química para o ensino Médio em Escolas Particulares e Cursos pré-vestibulares. De 2001 até 2012 foi professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nos cursos de Farmácia, Biologia, Ecologia e Química Ambiental; onde também atuou em projetos de pesquisas na área de educação e química dos solos, com participação como perito no Escritório de Perícias Técnicas Ambientais (EPTA), conveniado com o Ministério Público/RS. Atualmente (a partir de 2012) é professor (dedicação exclusiva) de Química Analítica do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense de Pelotas (IFSul), ministrando aulas nos Cursos Tecnólogo em Saneamento e Gestão Ambiental, Engenharia Química e Mestrado Tecnológico em Engenharia e Ciências Ambientais. É coordenador pedagógico do Curso Bacharelado em Engenharia Química do IFSul/Pelotas, pesquisador no IFSul/Propesp, avaliador Ad-hoc do IFSul, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso Bacharel em Engenharia Química do IFSul Câmpus Pelotas, bem como é membro do colegiado do Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia e Ciências Ambientais (MECA) do IFSul. É pesquisador nas áreas de ciência dos alimentos e de monitoramento ambiental, trabalhando em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Embrapa, com pesquisas financiadas pelo Cnpq, CAPES, FAPERGS, Pólo Tecnológico e Propesp/IFSul

Ricardo Lemos Sainz, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Plena Currículo Especial Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e graduação (Bacharelado) em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Especialização em Sociologia e ciência política pelo ISP - UFPel (1999), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é Professor Titular do Magistério Federal, Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado na Coordenadoria de Ciências da Natureza - Química do Campus Pelotas. Atua nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental, Licenciatura Plena em Computação, Licenciatura Plena para Formação de Graduados Não Licenciados e Engenharia Química e nos Cursos Técnicos Eletrotécnica, Eletromecânica e Comunicação Visual e, Especialização em Química Ambiental. É Co-orientador no Programa de Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais, atua em diversos Cursos do sistema UAB e ETEC-Brasil: Pedagogia (Licenciatura), Formação Pedagógica e Especialização em Educação a Distância e Mídias na Educação. Foi Diretor Geral do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa - Brasil, Vice-Diretor do CAVG - UFPel, Diretor do CT-FRUTEMP- UFPel, Diretor Geral do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense. Atuou na Coordenação Geral e Adjunta dos programas federais de EAD - ETEC e UAB, bem como em Comissões Nacionais junto ao Ministério da Educação. Fez parte do Basis - INEP e , é Conselheiro da CTAA - INEP e Membro do BNI-INEP. Professor Permanente do Quadro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECA), Mestrado Profissional, Campus Pelotas - IFSul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Animal atuando principalmente nos seguintes temas: agroindústria, educação, química, ensino tecnológico, Gastronomia, Serviço do Vinho e Enogastronomia, química de alimentos. Grande Experiência Internacional em estágios, ministrando curso e palestras e recebendo homenagens em diversos países América Latina e Ibero - América. Também desenvolve Orientações e pesquisas na área de TIC's, EAD, Pedagogias Práticas e Pós-Modernidade e Educação. Lidera os Grupos de Pesquisa no CNPq, intitulados "Tecnologia de Bebidas alcoólicas e não alcoólicas" e "Pós-modernidade e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências". Coordena a Residência Pedagógica no âmbito do IFSul e diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do IFSul, CAPES, FAPERGS e CNPq.

Ricardo Peraça Toralles, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Toralles, R. P., Professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica Sul-Rio-Grandense campus Pelotas onde é responsável pelo Grupo de Pesquisa de Controle de Qualidade em Processos Indústrias de Alimentos, orientando trabalhos com prospecção de enzimas de origem vegetal. Atualmente, ministra as disciplinas de Bioquímica e Análise de Alimentos, Tecnologia Alimentos e Instrumentação Industrial. Possuí graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2005), onde, atualmente, participa da comissão de orientação e professor colaborador da disciplina de Bioquímica de Alimentos. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos e hortaliças, bem como, no desenvolvimento e modelagem de seus processos produtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: polpas, néctares, purês, escurecimento enzimático, compostos fenólicos e antocianinas. Também atua em projetos de pesquisa na área de oleoquímica com ênfase em: lipases, lipólise, transesterificação, esterificação, hidrólise e saponificação. Tem larga experiência profissional em processos unitários, tais como: destilação, fracionamento, secagem, extrusão de pastas, atomização, transporte de fluidos, cristalização e concentração adquiridos em plantas de F.C. Lang S.A e Beralv Clorosul S.A. Além disso, conhecimento na área de oleoquímica como engenheiro de produção de ácidos graxos, glicerina, ésteres, sabões e sabonetes. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em produção de polpas, purês e sucos concentrados, adquirido junto à planta piloto WIEGANG do CAVG/UFPEL.

Downloads

Publicado

2021-03-28