Solubilidade de compostos fenólicos e atividade antioxidante em extratos obtidos de resíduo de uva de vinho da Cultivar Bôrdo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0010Palavras-chave:
Extratos fenólicos, Capacidade antioxidante, Solubilidade, CLAE, Vitis viníferaResumo
No processo de produção de vinho o resíduo gerado corresponde em cerca de 20 % da matéria-prima, que consiste de engaço, bagaço, sementes e borras ricas em compostos bioativos e valor nutricional que podem ser utilizados como complemento de ração animal ou para a adubação do solo. Visando dar um destino mais nobre para esse resíduo, objetivou-se investigar o efeito de solventes de extração em compostos fenólicos de resíduo de vinho da cultivar Bôrdo, bem como sua atividade antioxidante in vitro. Para tal finalidade, implantou-se um planejamento unifatorial – relação solvente e água – com dois solventes (metanol e etanol) combinados na proporção em volume de 0, 50, 75 e 100 % de solvente com água, totalizando 8 tratamentos. As análises foram fenóis totais (FT), antocianinas totais (ANT), capacidade antioxidante (CA) e açúcares redutores (AR). Foram quantificados também o teor de ácido gálico, ácido cafeico e resveratrol por CLAE. Os resultados indicam que a mistura solvente e água, tanto usando etanol como metanol, na proporção de 50 ou 75 %, melhora a solubilidade dos compostos fenólicos presentes em resíduo de uva da cultivar Bôrdo e, como consequência, facilita a permeabilidade e transferência desses compostos por difusão. Houve forte correlação direta entre a FT, CA e ANT, sendo que dos três compostos identificados por CLAE, o ácido cafeico destacou-se positivamente para atividade antioxidante. Entretanto, os resultados não são conclusivos com relação à natureza química que foi favorecida frente aos oito tratamentos in vitro, mas os resultados para AR indicam que estes estão presentes como compostos fenólicos complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.