Gerenciamento dos resíduos sólidos na Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas – APALA

Autores

  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Meiryane Souto Pereira Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Gleriston Oliveia de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Vanessa Silva Oliveira Gazano Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0018

Palavras-chave:

Sustentabilidade, População, Coleta Seletiva, Resíduos Sólidos, Coleta Pública

Resumo

A escassez de recursos naturais tem gerado uma busca por alternativas que permitam conciliar crescimento econômico e sustentabilidade. Os problemas gerados pelo acúmulo de resíduos em locais inapropriados devem ser solucionados com a finalidade de evitar a degradação ambiental. Neste sentido, a implantação do Projeto de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos consiste numa ferramenta útil, tanto para a minimização dos impactos gerados, quanto para a melhoria na saúde e qualidade de vida da população. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi implantar o Projeto de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, na esfera de uma instituição de assistência continuada, visando à minimização do volume de resíduos gerados, partindo da conscientização e sensibilização dos agentes envolvidos quanto à coleta seletiva. Para tanto, foi realizado o diagnóstico na Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (APALA), no período de Dezembro de 2012 a Março de 2013. O estudo foi estruturado nas fases de caracterização física dos resíduos gerados, quantificação da geração dos resíduos, capacitações, adequações dos ambientes, implantação da política de adoção de um copo, vistorias e acompanhamentos, instauração de uma comissão interna de acompanhamento e destinação final dos resíduos sólidos. Tais ações resultaram na redução de custos, volume de resíduo enviado para a coleta pública. O trabalho comprovou a viabilidade da implantação de projetos de gerenciamento de resíduos, considerando que todos os objetivos foram atendidos, e que houve mudanças de atitude em relação às questões referente à sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionor de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Especialização em Recursos Hídricos-UFSC/UFAL, graduação em geografia e Gestão Ambiental. É pesquisador do Grupo de Pesquisas em Geografia - GRUPEGE - UNEAL. Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de resíduos Sólidos, lixão, aterro sanitário, consórcio intermunicipal, geografia e meio ambiente, impactos ambientais, recuperação de lixões, cemitérios e necrochorume.

Meiryane Souto Pereira Lima, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz(2011).

Vanessa Silva Oliveira Gazano, Instituto Federal de Alagoas

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Santa Cecilia (2002) e mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrocarbonetos, segregação de resíduos, análise de solos, metais pesados, diagnóstico e remediação de solos.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)