Gestão de resíduos sólidos no centro acadêmico de Vitória (CAV/UFPE), nordeste do Brasil

Autores

  • Jailson de Arruda Almeida Universidade de Pernambuco
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sandro Valença Universidade Federal de Pernambuco
  • Deyvison Carvalho de Almeida Universidade de Pernambuco
  • Fernando Antônio Araújo Cavalcanti Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0015

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Universidade

Resumo

Nas atividades de ensino, pesquisa e extensão de Instituições de Ensino Superior (IES) a quantidade e a variedade de resíduos sólidos gerados evidenciam a responsabilidade que as universidades possuem diante da adoção de práticas sustentáveis. Então, esta pesquisa se propõe a analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre a gestão de resíduos sólidos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE), assim como descrever os procedimentos atuais de manejo dos resíduos gerados. A coleta de dados se deu mediante entrevistas semiestruturadas, as quais foram concedidas por 15 entrevistados (docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e discentes) vinculados à organização e analisadas a partir da análise de conteúdo, e observações diretas. Concluiu-se que o nível de entendimento dos sujeitos acerca do tema resíduos sólidos é razoável; que o CAV/UFPE não dispõe de políticas institucionais sobre resíduos sólidos; que as ações de gestão de resíduos ainda são restritas e pontuais; e que as principais medidas de aperfeiçoamento apresentadas pelos sujeitos estão relacionadas a aspectos econômicos, educacionais e gerenciais. Quanto aos procedimentos atuais de manejo dos resíduos, constatou-se que algumas práticas adotadas nas etapas de armazenamento e destinação final, por exemplo, necessitam ser aprimoradas. Levando-se em conta os resultados alcançados, a pesquisa apontou para a possibilidade de aperfeiçoamento das iniciativas implantadas, através da superação dos obstáculos enfrentados e da adoção de práticas que assegurem a efetiva gestão de resíduos no CAV/UFPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson de Arruda Almeida, Universidade de Pernambuco

Possui Graduação em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Especialista em Gestão Ambiental, pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Atualmente, está cursando mestrado profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE) e especialização em Gestão Pública (IFPE). Atua como Técnico Administrativo em Educação, ocupante do cargo de Assistente em Administração, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim. Tem experiência na área de Administração e seus interesses de estudo estão voltados à Gestão Sustentável, Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Pública.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado); além do Mestrado Acadêmico em Ecologia Humana-UNEB e Mestrado Profissionalizante em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável-UPE.Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Ecologia, Zoologia, Morfologia e Etnoecologia de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes e Anfisbaenas) e Paleontologia de Anfíbios Anuros. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE.

Sandro Valença, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente com os seguintes temas: desenvolvimento sustentável, políticas públicas, turismo e hospitalidade.

Deyvison Carvalho de Almeida, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2009). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2011). Atualmente, é servidor público do IFPE e está cursando cursando mestrado profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE).

Fernando Antônio Araújo Cavalcanti, Universidade de Pernambuco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental FCAP (2011). Mestrando do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS - UPE. Consultor Regional em Gestão com Pessoas - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Vida - Programas de Saúde do Trabalhador; Educação Corporativa, e Responsabilidade Sócio Empresarial e Ambiental- RESA e Coleta Seletiva Solidária CAIXA. Sócio fundador, Conselheiro Fiscal e Voluntário da ONG MORADIA E CIDADANIA, agente de ações sociais e do COEP Brasil. Instrutor Estratégico da CAIXA Econômica Federal.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)