Marsupiais de uma área de caatinga (Pernambuco, Brasil) com registro de nova localidade para Caluromys philander (Linnaeus, 1758)

Autores

  • Anna Ludmilla da Costa Pinto Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • José Diogo Cavalcanti Ferreira Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2013.001.0008

Palavras-chave:

Semiárido, Composição, Distribuição, Didelfídeos

Resumo

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga possui características semiáridas, vegetação tipicamente xerofítica e abriga uma fauna estimada de 148 espécies de mamíferos. Porém, trabalhos com a mastofauna no semiárido nordestino do Brasil ainda são escassos, principalmente em se tratando de pequenos mamíferos não-voadores. Diante de tal necessidade, este trabalho teve como objetivo inventariar a fauna de marsupiais em uma área de Caatinga do Estado de Pernambuco. O levantamento ocorreu no período de julho de 2008 a junho de 2009, abrangendo três macroambientes comuns na Caatinga: próximo a um corpo d’água (açude), em afloramentos rochosos (rochas) e caatinga arbustiva (mata). A amostragem foi realizada com auxílio de armadilhas de contenção e queda (pitfall trap), com um esforço amostral de 864 armadilhas.noite. Um total de quatro espécies de didelfídeos foram encontradas: Caluromys philander, Didelphis albiventris, Marmosa murina e Monodelphis domestica, totalizando 57 indivíduos capturados. O sucesso de captura total foi de 6,6% (médio de 8,8%), sendo maior próximo ao corpo d’água e nos afloramentos rochosos durante os períodos seco e chuvoso, respectivamente. D. albiventris foi a espécie mais capturada seguida por M. murina. A ocorrência de C. philander na região representa seu primeiro registro na Caatinga, incluindo os Brejos de Altitude, ampliando consideravelmente sua área de ocorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Ludmilla da Costa Pinto Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Bióloga do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Ensino-Aprendizagem, com ênfase em invertebrados marinhos, mamíferos aquáticos e pequenos mamíferos não-voadores.

José Diogo Cavalcanti Ferreira, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira

Graduado em Ciências Biológicas pela UFPE (2007), Especialista em Gestão Ambiental pela UPE (2012), atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnonologia de Pernambuco (IFPE). Atua na área de Zoologia, Ecologia e Morfologia de Anfíbios e Répteis (Herpetologia), como também na área de Mastofauna, participando de projetos relacionados a ecologia de anfíbios anuros e lepdosauria da Mata Atlântica e Caatinga Pernambucana e sistemática, biogeografia e ecologia da herpetofauna em geral, sendo integrante do grupo de pesquisa institucional/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (Doutorado); além do Mestrado Acadêmico em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental-UNEB e Mestrado Profissionalizante em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável-UPE. Já integrou o corpo docente de inúmeras Instituições de Ensino Superior do Nordeste, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade de Pernambuco-UPE, Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata-FFPNM, Faculdade Fransinette do Recife-FAFIRE, Fundação de Ensino Superior de Olinda-FUNESO, Faculdade Maurício de Nassau-FMN e Faculdade Fransinetti do Recife, ministrando aulas na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Ecologia, Zoologia, Paleontologia, Morfologia e Etnoecologia de Anfíbios e Répteis e Paleontologia do Cretáceo da Bacia do Araripe. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE.

Downloads

Publicado

2013-08-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)