Proposta de manejo das rodovias da REBIO Saltinho para mitigação do impacto sobre a anurofauna de solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2011.002.0002Palavras-chave:
Estradas, Atropelamentos, Anfíbios Anuros, Mata AtlânticaResumo
A principal ferramenta administrativa utilizada pelo governo brasileiro para a proteção da diversidade biológica é a criação de Unidades de Conservação. Para protegerem seus recursos, as Unidades de Conservação devem possuir um plano de manejo que leve em conta as peculiaridades locais para proteção dos recursos naturais. A floresta atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados pela fragmentação de seu território. Essa fragmentação é intensificada pela construção de estradas, aumentando o efeito de borda sobre os fragmentos florestais. Esse trabalho objetivou complementar o plano de manejo da Reserva Biológica Saltinho – RBS, Pernambuco, visando a mitigar o impacto que as rodovias PE-060 e PE-076 causam sobre a anurofauna de solo, baseado nos resultados obtidos em pesquisa anterior e em vários trabalhos publicados em periódicos acadêmicos. Como medida de manejo, a RBS já apresenta redutores de velocidade e placas informativas de presença de animais silvestres, que não foram suficientes para evitar as colisões com esses animais. Devido ao papel das rodovias como principal corredor turístico para o litoral sul do Estado, é pode não ser viável a interrupção do fluxo de automóveis no local. Assim, sugerimos que o perímetro das rodovias seja cercado e que haja a implantação de túneis de passagem que permitam o deslocamento de animais de porte médio, sendo a cerca, um guia para tais túneis, considerando as rotas migratórias das espécies locais. São sugeridos sete túneis, dispostos em conformidade com o relevo local. Eles devem ter aberturas para iluminação e estar posicionados de modo a elevarem o assoalho da rodovia, criando novos redutores de velocidade. Esses túneis devem ser monitorados para fornecer informações sobre as espécies que os utilizam, a necessidade de enriquecimento ambiental, eficácia na redução da mortalidade, manutenção da conectividade e persistência do fluxo gênico entre as populações em cada lado das rodovias. O sucesso dessas passagens deve visar a proteção da diversidade biológica ocorrente na RBS em conciliação com o desenvolvimento econômico, devido à localização da Reserva, minimizando o prejuízo para ambos os lados.Downloads
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