Utilização de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em ambientes lóticos

Autores

  • Emerson Machado de Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcia Regina Russo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jelly Makoto Nakagaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0009

Palavras-chave:

Monitoramento Ambiental, Ecologia de Riachos, Instrumentação Didática, Recursos Hídricos

Resumo

Diante da constante degradação dos ecossistemas fluviais torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos que avaliem os padrões globais que determinam a qualidade dos sistemas lóticos de forma objetiva, com baixo custo e de maneira eficiente. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a eficiência da utilização de um Protocolo de Avaliação Rápida da Diversidade de Habitat em atividades de monitoramento de ambientes lóticos por estudantes de graduação. O estudo foi conduzido em dois riachos e contou com a participação de 114 estudantes dos cursos de bacharelado em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, que utilizaram o protocolo adaptado dos propostos pela EPA de Ohio, EUA. Na avaliação, os riachos Curral de Arame e Água Boa foram classificados em “natural” e “alterado”, respectivamente. Observou-se baixa variabilidade nas respostas entre os estudantes, o que não interferiu no resultado final da avaliação das condições ecológicas dos riachos. Alguns dos parâmetros físicos e químicos da água mensurados corroboram a classificação do protocolo, uma vez que foi observada diferença significativa para oxigênio dissolvido e condutividade elétrica da água entre os riachos. Entretanto, o protocolo utilizado constituiu-se em um eficiente recurso didático e uma ferramenta simples e dinâmica para atividades de monitoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Machado de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1998), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências Biológicas (ac: Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atuou como docente do Centro Universitário da Grande Dourados nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola. Foi Pesquisador Visitante e Bolsista DCR na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de 2009 a 2011, onde atuou como docente voluntário nos cursos de Engenharia Ambiental e Turismo. Foi Professor Temporário na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD) de 2011 a 2013, onde atuou nos cursos de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Gestão Ambiental. Foi Professor Convocado na UEMS nos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Agroecologia e em Produção Sucroalcooleira. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA-UFGD). Também é Professor convidado da Especialização em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia Aplicada, Limnologia, Biotecnologia Ambiental e Instrumentação Didática em Biologia.

Marcia Regina Russo, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2004). É professora adjunto nível III da Universidade Federal da Grande Dourados e docente no programa de pós graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFGD. Atualmente é coordenadora do CEPEXP (Centro de Piscicultura Experimental, Treinamento e Difusão Tecnológica da Grande Dourados). Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Zoologia e ecologia aplicada a aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia de peixes, manejo alimentar de peixes em fases inicias, qualidade de água e sanidade de organismos aquáticos.

Jelly Makoto Nakagaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Biologia e Ecologia de Crustáceos Decápodos, e paralelamente desenvolve linha de pesquisa com ecologia de macroinvertebrados de riachos.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)