Estudo da capacidade de visitação de uma trilha ecológica em um fragmento de Mata Atlântica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0031

Palavras-chave:

Capacidade de carga, Reserva florestal, Conservação de áreas naturais protegidas

Resumo

O estudo da capacidade de visitação ou capacidade de carga visa avaliar a intensidade do uso público em áreas de visitação. Para determinar a capacidade de carga da Trilha Interpretativa do Centro Social Marista de Dourados (CSM) realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar, identificar e registrar informações sobre a trilha. O método foi adaptado e baseado em três tipos de capacidade - física,  real e efetiva, considerando os Fatores de Correção associados aos aspectos físicos, de interferência na fauna e flora, equipamentos e infraestrutura, gerenciais e fluxo de visitação. Assim, foi estabelecido que a trilha da reserva do Centro Social Marista (CSM) com comprimento de 450 metros comporta uma capacidade de 40 visitantes por dia, sendo estabelecido 30 minutos para cada grupo durante o circuito da trilha. No entanto, ainda a fim de reduzir os impactos durante a trilha deve-se estabelecer um plano de manejo para minimizar os impactos da visitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Machado de Carvalho, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1998), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências Biológicas (ac: Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atuou como docente do Centro Universitário da Grande Dourados nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola. Foi Pesquisador Visitante e Bolsista DCR na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de 2009 a 2011, onde atuou como docente voluntário nos cursos de Engenharia Ambiental e Turismo. Foi Professor Temporário na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD) de 2011 a 2013, onde atuou nos cursos de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Gestão Ambiental. Foi Professor Convocado na UEMS nos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Agroecologia e em Produção Sucroalcooleira. Atuou como Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA-UFGD). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) campus "Jorge Amado". Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia Aplicada, Limnologia, Biotecnologia Ambiental e Planejamento e Gestão Socioambiental.

Ana Paula Lemke, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) , Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). 

Rosilda Mara Mussury, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associado II na Universidade Federal da Grande Dourados, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Ciências Biológicas (AC: Botânica) Pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" UNESP.

André Luis Corrêa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Mestrado (2010) em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado (2015) em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Fernanda Jordão Guimarães, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba e pós-doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é Profa. Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - Bahia, lotada no Departamento de Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais