Análise das relações funcionais entre as variáveis de quantificação celular na microalga Chlorella sorokiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0036

Palavras-chave:

Densidade celular, Peso seco, Densidade óptica, Microalgas

Resumo

As aplicações das microalgas vêm sendo cada vez mais exploradas, por ter alta taxa de duplicação celular e acumulo de lipídios, variando de 20-50% de seu peso seco, alcançando até 80% em condições apropriadas. Seu cultivo em condições artificiais também tem aumentado, o que torna importante explorar diferentes métodos de quantificação de microalgas e avaliar sua cinética de crescimento. Para a quantificação algal, verifica-se que tanto os métodos de quantificação por contagem direta em câmara de Neubauer (densidade) quanto métodos indiretos de contagem como leitura em espectrofotometria (densidade ótica) e peso seco (biomassa), são importantes para validar os resultados de quantificação. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de uma relação funcional entre as variáveis ​​utilizadas para quantificar a microalga Chlorella sorokiniana. Para tanto, a análise de regressão linear foi aplicada às variáveis ​​de densidade celular, densidade óptica e biomassa seca que foram obtidas com o cultivo da microalga em diferentes concentrações. Usando as equações geradas a partir da análise de regressão em Chlorella sorokiniana, foi possível obter valores de densidade celular entre 3 e 3,8 × 106 mL-1 e valores de biomassa seca entre 0,1 e 4,3 mg.mL-1 a partir dos valores de densidade óptica adquiridos por espectrofotometria com extrema precisão, e este método foi considerado altamente viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathaskia Silva Pereira Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013) e mestrado em BIOLOGIA GERAL pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é doutoranda em ciência e tecnologia ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: chlorophyceae, microalgas, bioensaios, biomonitoramento e biotecnologia ambiental. Atualmente é Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Igor Gabriel Silva Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018), com experiência em biotecnologia ambiental tendo trabalho com projetos na área de cultivo, quantificação e aplicação de microalgas como organismo modelo em ecotoxicologia aquática. Atualmente mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) enfâse em Tecnologia ambiental, membro do grupo de pesquisa de Embalagens e Alimentos Funcionais, atuando em projetos de pesquisa na área de coberturas e filmes comestíveis e alimentos funcionais.

Mônica Ansilago, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui graduação em Biotecnologia pela UFGD (2013). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Atualmente é Pedagoga Social na Secretária de Assistência Social em Maracaju - MS. 

Emerson Machado de Carvalho, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1998), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências Biológicas (ac: Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atuou como docente do Centro Universitário da Grande Dourados nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola. Foi Pesquisador Visitante e Bolsista DCR na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de 2009 a 2011, onde atuou como docente voluntário nos cursos de Engenharia Ambiental e Turismo. Foi Professor Temporário na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA/UFGD) de 2011 a 2013, onde atuou nos cursos de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Gestão Ambiental. Foi Professor Convocado na UEMS nos cursos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Agroecologia e em Produção Sucroalcooleira. Atuou como Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (FCBA-UFGD). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) campus "Jorge Amado". Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia Aplicada, Limnologia, Biotecnologia Ambiental e Planejamento e Gestão Socioambiental..

Downloads

Publicado

2020-09-15