Análise do comportamento mecânico de solo estabilizado com resíduo de açaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0019

Palavras-chave:

Solo, Melhoramento de Solo, Resíduos Sólidos, Pavimento

Resumo

Este trabalho procurou avaliar a viabilidade técnica do uso do resíduo de açaí como estabilizante de um solo granular. Para isto, foram estudadas misturas de solos constituídas por percentagens de 0%, 10% e 20% de resíduo de açaí, em termos de massa seca total da mistura. Caracterizou-se o material “in natura” e suas composições alusivo às propriedades geotécnicas (granulometria, limite de liquidez, plasticidade e compactação) e de resistência mecânica, Índice de Suporte Califórnia (CBR) e resistência à compressão não confinada (RCNC). Os resultados indicaram que houve significativa melhora nas propriedades do solo regional quando aditivado pelo resíduo de açaí, do ponto de vista físico e mecânico, com ênfase para amostra com adição de 20% de resíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Gomes Pereira, Centro Universitário São Lucas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Educação e Cultura de Porto Velho (UNESC). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - São Leopoldo/RS. Docente do curso de Engenharia Civil no Centro Universitário São Lucas. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Caracterização de Materiais (NuCMat/UNISINOS). Como pesquisador atua na área de Engenharia Geotécnica e Engenharia dos Materiais, com ênfase em pavimentação asfáltica, mecânica dos solos, mecânica e caracterização física dos materiais. Atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentos, materiais de pavimentação, solo reforçado, materiais carbonosos, propriedades físicas e mecânicas dos materiais, tais como mecanismos de aumento de resistência, além de ensaios destrutivos e não destrutivos, ensaios de laboratório, caracterização de materiais por difração de raios-x, compósitos asfálticos e caracterização de materiais nanoestruturados obtidos por meio de moagem de alta energia. Atualmente, desenvolve pesquisas na busca de novos materiais para emprego em obras geotécnicas. No período de 09/04/2019 a 05/12/2020 foi membro do Grupo de pesquisa em Geotecnia (GEOTEC/UFAM).

Rafael Guimarães Nascimento, Centro Universitário São Lucas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia(2016). 

Douglas Oliveira de Sá, Centro Universitário São Lucas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo instituto de ensino fundamental e médio carmela dutra(2015). Atualmente é Estagiário do Centro Universitário São Lucas.

Damião da Silva, Centro Universitário São Lucas

Cursando 8° Engenharia Civil pelo Centro Universitário São Lucas

Cristiano da Silva Vieira, Centro Universitário São Lucas

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorando em Engenharia Civil pela Unisinos. Atualmente é gerente de projetos na empresa Ikhon Gestão Conhecimento e Tecnologia, professor de ensino superior da Faculdade São Lucas de Porto Velho e horista do Centro Universitário São Lucas. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de produção. Com atuação nas áreas de: Gestão de Manutenção Industrial e Predial, Gestão da Qualidade e Gestão de PCPM.

Rafael Luis da Silva, Centro Universitário São Lucas

Aluno de Doutorado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Ciências Ambientais e graduação em Matemática, ambas pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é Coordenador de Planejamento da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), no Centro Político Administrativo - CPA. Opero ainda, como Professor de Nível Superior, nas disciplinas de Cálculo I, II, III, Cálculo Numérico e Equações Diferenciais Ordinárias-EDO, Geometria Analítica e Álgebra Linear, nos Cursos de Engenharias, na São Lucas Educacional. Perito Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Orçamento Público, através da utilização de linguagem de programação R, Stella, e Power Bi, para com análise e manipulação de dados, com ênfase em cálculo de impacto orçamentário, previsão de receita, análise de despesas e modelagem ecossistêmica.

Downloads

Publicado

2021-02-08