Estudos sobre os solos do pantanal: contribuições ao entendimento dos aspectos morfopedológicos da planície pantaneira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0050

Palavras-chave:

Planície do Pantanal, Propriedades pedológicas, Potencialidades e fragilidades

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento de dados sobre estudos desenvolvidos acerca dos solos do Pantanal, apresentando os principais temas abordados, resultados e contribuições para a compreensão das propriedades pedológicas, potencialidades e fragilidades dos solos deste ecossistema. A pesquisa foi desenvolvida por meio de consultas nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Web of Science utilizando os descritores ‘Solos do Pantanal’, ‘Fragilidades dos solos do Pantanal’ e ‘Potencialidades dos solos do Pantanal’, suas combinações e variantes em inglês. O estudo contemplou artigos publicados a partir de 2012. Na base de dados SCIELO foram encontrados 20 artigos, sendo 15 em Língua Portuguesa e 05 em Língua Inglesa, apenas 10 foram selecionados por estarem relacionados a proposta de estudo. Na base de dados Web of Science foram encontrados 14 artigos sendo 9 escolhidos por tratarem especificamente sobre os ‘solos do Pantanal’. Não foram encontrados artigos com os descritores ‘fragilidades do solo do Pantanal’ e ‘potencialidades do solo do Pantanal’ em ambas as bases. Dos 17 artigos pesquisados: 6 tratavam da classificação dos solos, 4 da variação de solos em diferentes áreas, 3 dos efeitos das inundações sobre a concentração de CO2 e 1 abordagem referente à gênese dos solos em diferentes áreas, aos efeitos das mudanças no uso do solo, à influência da serrapilheira e solos afetados pelo sal. Os artigos pesquisados possibilitaram o estudo dos dados relevantes publicados nos últimos anos permitindo maior compreensão sobre o bioma do Pantanal, com vista a sua sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso de Arruda Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007). Mestre em Ciências Ambientais Universidade de Cuiabá (CRbio 113204/01D), Perito em Meio Ambiente com experiência na área de Geoprocessamento (ArcGis 10.3), Elaboração Projeto de Cadastro Ambiental Rural CAR e Licenciamento Ambiental, Gerenciamento e Monitoramento de Unidade de Conservação e Elaboração Projeto de Criação de RPPN (Reserva particular do Patrimônio Natural), Mediação de trabalho em Educação Ambiental e diagnóstico de Comunidade Rural Entorno de Unidade de Conservação, além de elabora Projeto de Recuperação de Área Degradada com ênfase em Ciências Ambientais. Contato e-mail celso.bio@gmail.com Fone: 065 99917-0590 ou 065 99275-9400

Rosimeire Vilarinho da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA/UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres/MT. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT.

Verônica Martinez de Oliveira Raymundi, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Mestra em Geografia pelo Programa de pós - graduação - PPGGEO (2015 - 2017) ,foi integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudo em Geomorfologia Fluvial Prof.ª Sandra Baptista Cunha - LAPEGEOF. Tem experiência na área de ensino da Geografia voltado ao Fundamental II ( 6.º ao 9.º ANO) e Ensino Médio (1.º , 2.º e 3.º ANO). Atualmente é doutoranda do Programa em Ciencias Ambietais (PPGCA). 

Josiane de Brito Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), mestra em Engenharia Civil, na área de concentração Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, especialista em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Santo André e graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), campus Juína, onde desenvolve estudos na área de educação ambiental, gestão de resíduos e avaliação da qualidade de águas superficiais e subterrâneas. 

Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Universidade Estadual de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso, editor assistente - Revista Brasileira de Ciência do Solo e consultor científico de diversos periódicos. Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da fertilidade do solo, dinâmica de nutrientes no sistema solo:planta:animal, elementos-traço, poluicao ambiental e recuperação de pastagem degradada. Atualmente tem participado de trabalhos multidisciplinares no curso de Mestrado em Ciências Ambientais da UNEMAT com foco nos seguintes temas: Impacto, monitoramento e contaminação ambiental; e Elementos para a gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)