Análise microbiológica da água bebida pela comunidade duas cachoeiras, Povoado Vila Real, Barra do Corda-Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0037

Palavras-chave:

Análise microbiológica, Assentamento, Potabilidade

Resumo

Este trabalho analisou a presença de coliformes totais e termotolerantes na água para hidratação da comunidade Duas Cachoeiras, do Assentamento PA Cachimbeiro da Vila Real, Barra do Corda - MA. Refere-se a uma pesquisa com abordagem quantitativa, onde foram coletadas amostra de água usada para beber em 14 casas da comunidade que conta com 20 famílias. A metodologia para as análises da água foi executada conforme a determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes na água pela análise microbiológica de acordo o Procedimento de Análise – M048 A, Kit Microbiológico Colipaper, além de teste de pH por meio de fitas indicadoras descartáveis, marca Macherey-Nagel, Ref. 92110. Os resultados foram analisados à luz da Portaria de Consolidação N° 5, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde. De todas as amostras de água analisadas, apenas a da casa representada na pesquisa pelo número 7, apresentou-se apta para o consumo humano, ou seja, isenta de coliformes, o que está associado ao fato da moradora não consumir água do rio que margeia a comunidade e semanalmente comprar água mineral na sede da cidade de Barra do Corda-MA. Assim, os resultados demonstraram que a água bebida por grande parte da comunidade, que é proveniente do Rio Corda, sem passar por nenhuma forma de tratamento, encontra-se fora dos padrões de potabilidade para consumo, o que alerta para a necessidade de uma vigilância contínua de sua qualidade, o provimento de uma fonte adequada de água para abastecimento do assentamento, além de acompanhamento do sistema de saúde devido a ocorrência de possíveis doenças diarreicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson dos Santos Loiola, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Atualmente é professor de Biologia, Gestão Ambiental e Meio Ambiente/ ensino médio e tecnológico da rede federal de ensino - IFMA/ Campus Barra do Corda e de Biologia/ ensino médio da rede estadual de ensino - COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO/ BARRA DO CORDA - MA. Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES/ RS. 

Mayara Letícia Costa Sobrinho, Unidade de Ensino Superior do Centro Maranhense

Farmacêutica formada pelo Instituto Florence de Ensino Superior em 2012; Pós Graduada em Análises Clinicas (2014); Docente na Unidade de Ensino Superior do Centro Maranhense - UNICENTRO - Barra do Cora - MA (2019 atual) Farmacêutica Hospitalar no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra -Socorrão (2019l) e Maternidade Humberto Coutinho, Colinas - Maranhão (2017 / 2019); Farmacêutica Comunitária na Drugstore Farmácia Pague Menos (2016 atual).

Downloads

Publicado

2020-04-27