Gerenciamento de resíduos no contexto escolar: uma potencial ferramenta para a bioconsciência de alunos do IFMA, Barra do Corda-Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0045

Palavras-chave:

Logística reversa, Bioconsciência, Resíduos

Resumo

A ambivalência entre o preservar e conservar levou a população a atual diversidade de ideias e às desordens globais, de um lado os grupos ambientais radicais e do outro os compreensivos, sustentáveis e economicamente pujantes, cabendo agora o desafio de desvincular a humanidade desse embate guiando-a para um movimento ambiental libertador onde, mediante a educação ambiental, se construa consciência ambiental e as ações em prol da proteção planetária não necessitem de porquês para ganharem sentido e relevância. A participação é um elemento fundamental em todo processo social, em especial nos arranjos econômicos e ambientais uma vez que demandam, acima de tudo, a identificação e afinidade ideológica de seus partícipes. No bojo das ações de educação ambiental, fomentar meios para que a sociedade se identifique com os projetos e sinta afinidade com as correntes ambientais deve ser o primeiro passo para a concepção de uma comunidade engajada. Nesse sentido o presente projeto buscou articular ações no espaço físico do IFMA/ Campus Barra do Corda com concepções teóricas metodológicas do grupo Boticário, unindo iniciativa privada com iniciativa pública, no sentido de obter uma justaposição de olhares acerca do reuso e reciclagem de resíduos sólidos provenientes de produtos de perfumaria, cosméticos e de resíduos orgânicos, favorecendo a cadeia produtiva de uma organização solidária, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR) em São Luís – MA. O projeto foi executado com uma metodologia descritiva, exploratória e quantitativa, coletando aproximadamente 33,696 Kg de resíduos, dentre eles embalagens de papel, plástico, metal, vidro, além de borra de café, todos direcionado para práticas de reciclagem, seja por meio da ASCAMAR ou distribuídos para uso como complemento de adubação (borra de café desidratada). Dessa forma, o projeto contribuiu para debates sobre o tema, fortalecimento da eco consciência dos participantes (em especial dos alunos), para a promoção do engajamento da comunidade escolar em dinâmicas de educação ambiental, concluindo-se que devido sua importância geral o referido projeto deve ser retomado tão logo as condições sanitárias permitam, a fim de abranger mais alunos para assim ocorrer inclusão de novas turmas, novos parceiros e novas comunidades a serem atendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson dos Santos Loiola, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM BIOLOGIA pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Atualmente é professor de Biologia, Microbiologia, Gestão Ambiental e Meio Ambiente/ ensino médio e tecnológico da rede federal de ensino - IFMA/ Campus Barra do Corda e de Biologia/ ensino médio da rede estadual de ensino - COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO/ BARRA DO CORDA - MA. Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES/ RS.

Alane Oliveira Nascimento, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em GEOGRAFIA LICENCIATURA pela Universidade Estadual do Maranhão(2009), especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA: SUPERVISÃO ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO EDUCACIONAL pela Faculdade Latino Americana de Educação (2013) e especialização em GESTÃO AMBIENTAL pelo INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (2010). Atualmente é ASSISTENTE DE ALUNO do IFMA/ CAMPUS BARRA DO CORDA. Tem experiência na área de Educação.

Kelma Morais Silva, Instituto Federal do Maranhão

Possui ensino fundamental pelo C. E. Wolney Milhomem (2017). Atualmente é aluna do curso técnico integrado ao ensino médio em Administração pelo Instituto Federal do Maranhão/ Campus Barra do Corda.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente