Resíduos sólidos: evidências científicas sobre sua disposição final e impactos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0018

Palavras-chave:

Métodos de Avaliação, Revisão Sistemática de Literatura, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma das grandes demandas ambientais do mundo contemporâneo e os problemas enfrentados por sua destinação inadequada são ainda maiores por causa do aumento desproporcional da geração de resíduos em volume, resultante de um contexto de maior urbanização, crescimento populacional e globalização econômica. Tendo em vista que atualmente as principais formas de destinação dos Resíduos Sólidos utilizadas não tem conseguido solucionar de maneira satisfatória a maioria dos problemas ambientais, existe cada vez mais a necessidade de encontrar não só alternativas para disposição final, mas opções que considerem o problema de maneira sistêmica evidenciando modelo produtivo e ambiental como um todo a fim de formular estratégias, promover a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada objetivando-se analisar as contribuições mais recentes publicadas na literatura científica, através da revisão sistêmica, pela consulta de bancos de dados virtuais de relevância mundial a fim de avaliar a eficiência ambiental e econômica partindo como princípio a disposição final dos RSU em diferentes países. Diante dos resultados obtidos verifica-se o crescimento acelerado das pesquisas que tratam dos impactos ambientais associados a disposição de resíduos, sendo evidenciados em maior proporção as áreas afetadas em detrimento dos impactos provocados aos seres vivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dihego Sousa Pessoa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE (2010) e Pós graduação em nível de especialização em Geografia, Análise Ambiental e Gestão Territorial pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO (2013). Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais - PPGRN pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG na da linha de pesquisa de qualidade, tratamento e uso de resíduos ambientais. Atua como professor da rede municipal de educação de Caruaru. Tem experiência nas áreas de pesquisa, mapeamento e processamento de dados estatísticos e com projetos de educação ambiental no ambiente escolar.

Ana Maria Ferreira Cosme, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel, licenciada em Geografia, pela Universidade Federal da Paraíba (2010). área de concentração em Geografia Humana, com ênfase em Geoeconomia. Especialização em Geografia e Gestão Ambiental, pela Faculdade Integrada de Patos ( 2012). Gestora Ambiental, pelo Instituto de Educação ciência e tecnologia da Paraíba ( 2016). atualmente Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Viviane Farias Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Pós Doutoranda em Recursos Naturais (UFCG).

Rubenia de Oliveira Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande(2016), Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente sou professora substituta da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Tenho experiência nas áreas de Administração e Economia, com ênfase em Administração da Produção, Economia Rural, Economia e Sustentabilidade.

Vera Lucia Antunes de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola (1984) e mestrado em Engenharia Civil (1991) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/PB. Tem experiência na área de Irrigação e Drenagem, com ênfase em Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas:reúso de água; movimento de solutos; eficiência de irrigação; culturas irrigadas; drenagem de terras agrícolas; propriedades físico-hídricas do solo e impactos ambientais.

Aline Costa Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Especialista em Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Brasileiro, Especialista em Gestão da Agroindústria Sucroalcooleira, Mestre em Irrigação e Drenagem pela UFCG (2009) e Doutora em Irrigação e Drenagem pela UFCG, Professora das disciplinas de Fotogrametria e Desenho técnico do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar/CCTA da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho Técnico, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Conservação do Solo e da Água, Manejo Integrado de Bacias, Desenvolvimento Sustentável, Barragem Subterrânea, Reúso de Águas, Fitorremediação, Irrigação e Drenagem, Técnicas Alternativas de Drenagem e etc.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>