Projetos de educação ambiental realizados pela Prefeitura Municipal de Santarém (PA) a partir da Lei 9.795/1999

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0031

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Santarém, Projetos, Políticas Públicas

Resumo

As mudanças ambientais sempre ocorreram; porém, agravaram-se quando o homem descobriu que o fogo podia transformar e modificar o seu entorno, de maneira que se fazem necessárias mudanças urgentes no hábito da sociedade. Portanto, ações de sensibilização se tornaram indispensáveis para a construção de novos valores, atitudes e habilidades sociais sustentáveis. Conforme a Lei Federal nº 9.795/1999, o poder público é um dos responsáveis para promover a educação ambiental. O presente trabalho buscou elencar as ações e práticas de educação ambiental realizadas no município de Santarém pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A pesquisa teve abordagem de caráter quantitativo-qualitativo, a coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática e pesquisa documental junto a Semed e a Semma. Foram identificados 72 projetos direcionados para a sensibilização ambiental. Os principais métodos de sensibilização registrados nos projetos da Semed foram seminários e atividades lúdicas, seguidos de oficinas e treinamentos. As temáticas mais abordadas foram educação ambiental, resíduos e meio ambiente. Os projetos registrados pela Semma apresentaram como principais métodos de sensibilização as atividades lúdicas, seguidos de reuniões de conscientização e hortas escolares. As temáticas mais abordadas foram as questões ambientais em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elcilane Prado de Aguiar, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui Pós-graduação em Ciências Ambientais e Análise Ambiental (2018); está Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho; Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (2018); Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). É membro integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental - GEPEEA. Atualmente é docente e supervisora de estágio da Escola Técnica do Estado do Pará - EETEPA/Santarém. Pesquisa sobre Educação Ambiental e Políticas Públicas. E coordena projeto de extensão sobre Recursos Hídricos na EETEPA. 

Quêzia Leandro de Moura Guerreiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora e Mestra em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências/UFPA em parceria com a Embrapa e o Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG. Especialista em Ciências Forenses pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Bacharel em Ciências Ambientais pelo CESUPA. Foi professora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA de fevereiro de 2011 a junho de 2014 e da Faculdade Maurício de Nassau, de agosto de 2013 a julho de 2014. Foi Bolsista de Iniciação Científica/CNPq, Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível II e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível III, atuando na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do MPEG. Foi coordenadora do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA no biênio 2015-2016. Atualmente é professora do Instituto de Ciência e Tecnologias das Águas da UFOPA. Possui experiência nos temas: aspectos físicos, químicos e microbiológicos do solo, manejo e conservação do solo, característica química da água, gestão de recursos hídricos, perícia Ambiental, educação ambiental, logística de campo, poluição ambiental, gestão de resíduos, gestão de unidades de conservação, manejo de recursos naturais e planejamento urbano e ambiental.

Downloads

Publicado

2018-07-03