Análise SWOT como ferramenta para diagnosticar o potencial turístico da Comunidade Ponta de Pedras, Santarém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.006.0023

Palavras-chave:

Análise SWOT, Desenvolvimento turístico, Turismo sustentável

Resumo

Objetiva-se, através desta pesquisa, diagnosticar e analisar a situação atual do potencial turístico da comunidade Ponta de Pedras em Santarém (PA) através do método empresarial de análise SWOT. A comunidade está localizada a aproximadamente 35km do centro do município de Santarém, oeste do estado do Pará. O acesso até a praia presente na comunidade acontece de duas formas: via terrestre, através da Rodovia Everaldo Martins 23km e mais 12Km em estrada sem pavimentação, e via fluvial, pelo Rio Tapajós. Utilizou-se neste estudo: pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Para a elaboração da matriz SWOT, foi necessário o estabelecimento dos parâmetros observados na comunidade durante a realização da pesquisa, para posterior análise entre forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. No eixo horizontal, posicionaram-se as forças e fraquezas; já no eixo vertical, as oportunidades e ameaças. A partir daí, houve a correlação entre as áreas (sociais, ambientais e econômicas). Em relação aos pontos negativos, verificou-se a falta de requisitos básicos, como saneamento, saúde e infraestrutura entre outros. Com relação à análise de SWOT, esses requisitos são precários ou tampouco insistentes. Foi constatada a falta de planejamento e o descaso em relação ao investimento para o turismo na comunidade. Após a realização da análise de SWOT, foi possível traçar estratégias que possibilitam promover o desenvolvimento local de forma sustentável e novas rotas turísticas para que possa desenvolver o turismo e a economia da comunidade. Também subsidiar o suporte para implementação de programas de conservação do meio ambiente para um turismo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Santos da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas (2017) e Gestão Ambiental (2018) pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex/Ufopa. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em Saneamento, Educação Ambiental e Projetos Socioambientais. Atualmente é Pós-Graduanda em Consultoria e Licenciamento Ambiental na Universidade Cândido Mendes (2018).

Tatiane Almeida Lemos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharela em Gestão Ambiental pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (2018) e Bacharela em Ciências e Tecnologia das Águas pela mesma instituição (2017). Foi bolsista de Iniciação cientifica com atuação voltada para o o monitoramento da ictiofauna e qualidade da água da Usina Hidroelétrica de Curuá-Una, PA. Atualmente é pós-graduanda em Consultoria e Licenciamento ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Área de atuação voltada para ecologia de ecossistemas. 

Diego Patrick Fróes Campos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Ciências e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2017), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2018) e tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Josciane Carneiro Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Gestora Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018) e Bacharela em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Atualmente é mestranda em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará e pós-graduanda em Direito Ambiental pela Faculdade Única de Minas Gerais. Possui formação técnica e experiência na área de saneamento básico: Abastecimento de água e esgotamento sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção e diagnóstico dos setores e serviços de saneamento básico; coleta e análise da qualidade da água para consumo humano; processos da Estação de Tratamento de Esgoto e, Educação Ambiental. 

Quêzia Leandro de Moura Guerreiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora e Mestra em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências/UFPA em parceria com a Embrapa e o Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG. Especialista em Ciências Forenses pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Bacharel em Ciências Ambientais pelo CESUPA. Foi professora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA de fevereiro de 2011 a junho de 2014 e da Faculdade Maurício de Nassau, de agosto de 2013 a julho de 2014. Foi Bolsista de Iniciação Científica/CNPq, Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível II e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível III, atuando na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do MPEG. Foi coordenadora do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA no biênio 2015-2016. Atualmente é professora do Instituto de Ciência e Tecnologias das Águas da UFOPA. Possui experiência nos temas: aspectos físicos, químicos e microbiológicos do solo, manejo e conservação do solo, característica química da água, gestão de recursos hídricos, perícia Ambiental, educação ambiental, logística de campo, poluição ambiental, gestão de resíduos, gestão de unidades de conservação, manejo de recursos naturais e planejamento urbano e ambiental. 

Downloads

Publicado

2018-07-03