Comparação teórico-experimental do comportamento de vigas de concreto armado com fibras de aço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0012

Palavras-chave:

Viga de concreto, Fibra de aço, Concreto com fibras, Análise teórica

Resumo

Uma alternativa para aumentar a resistência e o desempenho do concreto pode ser obtido com adição de fibras. Assim, a pesquisa é dada pelo estudo teórico-experimental de fibras de aço em relação ao seu comportamento mecânico perante aos esforços de flexão, resistência a compressão, resistência a tração na compressão diametral e resistência a tração na flexão, em elementos estruturais, especificamente em vigas feitas com concreto armado. A intenção é que os métodos analíticos possam ser uma alternativa como substituição parcial ou total de alguns ensaios mecânicos, o que trará enorme vantagem de ordem prática. Portanto, comparou-se os resultados experimentais obtidos por pesquisadores com os métodos analíticos disponibilizados em literatura. Verificou-se que é necessário que ocorra aperfeiçoamento nos métodos de análise, levando em consideração todos os parâmetros existentes, permitindo uma coerência entre os valores experimentais e teóricos.

 

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Biografia do Autor

Marina Donato, Instituto Militar de Engenharia

Graduada em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas Metálicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2018). No presente momento, cursa o Programa de Pós-Graduação Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE. Especialista em Engenharia Ferroviária na área de Infraestrutura e Superestrutura. Trabalhou na Secretaria de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro como Gerente de Operações. Atualmente é discente substituta no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de São João Del-Rei.

Ana Maria Abreu Jorge Teixeira, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2005 é professora do Instituto Militar de Engenharia, desde 2008 é Chefe do Laboratório de Materiais de Construção e Concreto e, atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da referida instituição. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de materiais compósitos, propriedades de concretos convencionais e especiais, reforço de estruturas, estruturas de madeira, projetos de pontes, modelagem computacional e análise experimental de estruturas.

Luiz Antonio Vieira Carneiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto DE do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, concreto protendido, concreto especiais, reforço estrutural e pontes.

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Publicado

2018-09-24

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