Comportamento de concretos com fibras de poliolefina sob elevadas temperaturas

Autores

  • Celso Andre Moreira da Rocha Instituto Militar de Engenharia
  • Luiz Antonio Vieira Carneiro Instituto Militar de Engenharia
  • Ana Maria Abreu Jorge Teixeira Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0018

Palavras-chave:

Propriedades Mecânicas, Concreto com Fibras, Elevada Temperatura, Poliolefina

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados do sobre o comportamento do concreto com fibra de poliolefina submetido a elevadas temperaturas. A partir dos resultados de ensaios de aquecimento até de 900 °C em corpos de prova de concreto cilíndricos (fc de 35 MPa sob temperatura ambiente), apresentam-se os valores de resistência à compressão (fc), módulo de elasticidade tangente inicial (Eci), perda de massa (Dm), variação volumétrica (DV), velocidade de propagação de onda ultrassônica (V), resistência à tração (fct,sp) e porosidade (n), além da verificação da ocorrência de spalling. Verificou-se que  o uso da fibra melhorou as características mecânicas residuais do concreto submetido a elevadas temperaturas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Andre Moreira da Rocha, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia(1997). Atualmente é Major do Ministério do Exército. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. 

Luiz Antonio Vieira Carneiro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto DE do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, concreto protendido, concreto especiais, reforço estrutural e pontes.

Ana Maria Abreu Jorge Teixeira, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2005 é professora do Instituto Militar de Engenharia, desde 2008 é Chefe do Laboratório de Materiais de Construção e Concreto e, atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da referida instituição. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de materiais compósitos, propriedades de concretos convencionais e especiais, reforço de estruturas, estruturas de madeira, projetos de pontes, modelagem computacional e análise experimental de estruturas.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)