Vigas de concreto armado reforçadas à flexão com barras de aço e FRP no cobrimento do concreto

Autores

  • Renan Henrique de Melo Instituto Militar de Engenharia
  • Ana Maria Abreu Jorge Teixeira Instituto Militar de Engenharia
  • Luiz Antonio Vieira Carneiro Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0019

Palavras-chave:

Reforço, Vigas de concreto armado, Polímeros reforçados com fibras, Inserção no cobrimento do concreto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um método teórico de previsão do momento fletor e da flecha de ruptura de vigas de concreto armado reforçadas à flexão com o uso da técnica da inserção de barras no cobrimento do concreto. Esta técnica é conhecida como a técnica NSM (Near Surface Mounted). No presente trabalho foram utilizadas barras de polímero reforçado com fibras (FRP). Os resultados teóricos foram comparados com os resultados experimentais disponíveis na literatura. Todas as vigas de concreto armado foram submetidas à flexão em quatro pontos. Os parâmetros considerados no método proposto foram as dimensões e taxas de armaduras internas das vigas, a resistência do concreto à compressão, a taxa e o tipo da armadura de reforço, o tipo de cola e o comprimento colado da barra de FRP. Foram analisadas vigas armadas com barras de CFRP, GFRP e aço. Os resultados teóricos obtidos apresentam uma boa aproximação com os resultados experimentais, indicando que a teoria da flexão simples pode ser utilizada para obtenção de valores razoáveis e a favor da segurança de momento fletor e flecha de ruptura de vigas retangulares reforçadas à flexão pela técnica NSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Henrique de Melo, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2002). Aperfeiçoamento Militar na escola de aperfeiçoamento de oficiais, ESAO (2009). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012). Mestrado em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia (2017). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em elaboração de orçamentos, especificações técnicas e fiscalização de obras da Construção Civil e Pesada.

Ana Maria Abreu Jorge Teixeira, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2005 é professora do Instituto Militar de Engenharia, desde 2008 é Chefe do Laboratório de Materiais de Construção e Concreto e, atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da referida instituição. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de materiais compósitos, propriedades de concretos convencionais e especiais, reforço de estruturas, estruturas de madeira, projetos de pontes, modelagem computacional e análise experimental de estruturas. 

Luiz Antonio Vieira Carneiro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto DE do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, concreto protendido, concreto especiais, reforço estrutural e pontes.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)