Modelos de degradação no pavimento ferroviário a partir de uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0031

Palavras-chave:

Degradação da via, Geometria, Deterioração, Pavimento ferroviário

Resumo

Um dos principais fatores que acelera a degradação do pavimento ferroviário nos últimos anos é o aumento da movimentação de cargas, ocasionado pelas novas demandas exigidas pelo mercado nacional e internacional. Consequentemente, as intervenções de manutenção para correção da geometria da via são desafiadas, exigindo novas técnicas capazes de proporcionar reduções de custos em manutenção e renovação. As empresas ferroviárias no Brasil apresentam valores elevados em gastos com intervenções de manutenções ao longo do trecho concessionado, chegando de 12,4% na superestrutura e 18,9% no material rodante. Portanto, o objetivo deste trabalho está voltado em identificar os artigos que apresentem o uso dos modelos de degradação no pavimento ferroviário na literatura científica utilizando a técnica de análise bibliométrica e revisão sistemática, sendo possível verificar o tipo de degradação (geométrico ou estrutural), parâmetros geométricos e os resultados obtidos em cada pesquisa. Observou-se que os modelos de degradação proporcionam a identificação do momento de exigência para aplicação intervenções de manutenção e renovação da via, utilizando as normas técnicas internacionais de índices de qualidade de via ou estado dos componentes ferroviário.

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Biografia do Autor

Fábio da Silva Martino Fonte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Transporte Terrestre pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (2015) e especialização de Gestão Estratégica em Logística pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2019). Atualmente é aluno do Mestrado de Engenharia de Transportes no Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa Engenharia Ferroviária com ênfase no comportamento mecânico dos solos tropicais com aplicação em ferrovias. 

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Publicado

2020-12-22