Context Sensitive Solution: conceito, demanda e potencial do método para modernização do planejamento de transporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0025

Palavras-chave:

Context Sensitive Solution, Planejamento de transportes, Análise multicritério, Modelo participativo

Resumo

O Context Sensitive Solution, termo cunhado há nos Estados Unidos quase duas décadas e ainda sem tradução para o português, configura uma metodologia de suporte ao planejamento de transporte para promover participação e inclusão de diferentes atores. Sua aplicação como alternativa à complexa demanda do planejamento de transportes contemporâneo tem demonstrado resultados promissores em estudos de vias urbanas para comunidades, sobretudo por almejar atender aos usuários por meio de uma compatibilidade com o entorno, comunidade e meio ambiente. Embora criado ainda no início dos anos 2000 e com comprovada maturidade em projetos de intervenções de rodovias e grandes avenidas em ambiente periurbano em grandes cidades norte-americanas, sua disseminação ainda não atingiu o alcance a altura de seu potencial e de sua demanda. A crescente complexidade das políticas envolvidas no planejamento de transporte e no planejamento territorial torna imperativo o estudo de soluções compatíveis à demanda e que abordem o problema de forma ampla, transparente e participativa. Como instrumento de gestão, o Context Sensitive Solution considera valores dos stakeholders e da comunidade local, em contraponto às práticas convencionais de planejamento de obras de transportes que interveem diretamente no espaço urbano em que tradicionalmente ocorre a ausência de abordagens que integrem os interesses e valores locais.  No Brasil, a grande dinâmica da paisagem urbana e das características funcionais da estrutura da cidade justificam que a academia se incline para compreender e adaptar o Context Sensitive Solution às características e anseios locais. Não obstante aos já consagrados aspectos negativos como a perda de conectividade, ruptura na microeconomia local e estímulo a queda na segurança que impactam a qualidade de vida da população lindeira às rodovias e grandes avenidas, destacam-se também severas alterações na paisagem e no fluxo natural de drenagem, segregação de habitats, poluição sonora, luminosa e por partículas em suspensão, além da mortalidade de fauna.  Neste sentido, o presente manuscrito apresenta ao leitor o conceito do Context Sensitive Solution, e discute sua real demanda e seu potencial de uso para planejamento e gestão do espaço em áreas adjacentes a grandes obras de infraestruturas lineares com potencial de interferência na paisagem e nas funções urbanas locais. Uma profunda revisão acerca do tema permitiu conhecer e mensurar o estado da arte da técnica, bem como identificar os ganhos propostos pelo método, para o qual se destacam as situações em que há uma abordagem colaborativa e holística do problema e da solução.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Ferreira Faria possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade FUMEC (2005), especializou-se em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2015), em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e atualmente é mestranda em Modelagem de Sistemas Ambientais, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui 17 anos de experiência, sendo 06 anos em projetos de arquitetura e urbanismo, com foco em setores de Construção Civil e Loteamentos para projetos comerciais, industriais e institucionais, e 11 anos de experiência em soluções ambientais, licenciamento, sustentabilidade, gestão ambiental e análise de viabilidade ambiental para novos negócios. Atualmente reside em Belo Horizonte / MG onde atua como Consultora de Sustentabilidade e ESG na Verum Partners, uma grande empresa do setor de consultoria do Brasil.

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega, Universidade Federal de Minas Gerais

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega é graduado em Engenharia Cartográfica pela UNESP (1996), Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG pela Escola Politécnica da USP e Mississippi State University (2007). Desenvolveu Pós-Doutorado pelo Geosystems Research Institute - Mississippi State University (2010). Sua linha de pesquisa e extensão está voltada ao desenvolvimento e aplicação de inteligência geográfica e planejamento de transportes. Possui 26 anos de experiência em geoprocessamento nos setores privado e acadêmico. No Brasil atuou entre 1997 e 2008 na iniciativa privada como engenheiro de projetos, como coordenador operacional de linha de produção em mapeamento ostensivo e aerofotogrametria, e também como consultor e professor em geotecnologias. Nos Estados Unidos atuou entre 2008 e 2012 como Pesquisador Associado e como Professor Pesquisador, onde desenvolveu e compilou modelos de decisão por múltiplos critérios acoplado a sistemas de informação geográfica direcionados ao planejamento de transportes sob apoio do U.S Department of Transportation e U.S. Department of Homeland Security. Possui experiência em ações emergenciais de resposta a desastres (Furacao Katrina - 2005) e Britsh Petroloum Oil Spill (2010) pelo Geosystems Research Institute da Mississippi State University, e nas ações de apoio judicial do evento em Brumadinho pela UFMG (2021). Reside em Belo Horizonte-MG, onde atua como Professor Associado pelo Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o Transportation Research & Environmental Modeling, laboratório em que desenvolve suas pesquisas nos dois programas de pós raduação em que atua: PPG Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais no IGC/UFMG e PPG Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG. Rodrigo é Editor Associado do Boletim de Ciências Geodésicas e revisor ativo de periódicos nacionais como a revista Transportes, Revista Brasileira de Cartografia e Revista Geografias, e de periódicos internacionais como Transportation Research Board, International Journal of Geographic Information Sciences, Computers & Geosciences, International Journal of Disaster Risk Science e American Society for Photogrammetry and Remote Sensing. 

Marcelo Antônio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Prof. Adjunto C, Nível 03, do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (linha de pesquisa de qualidade temática e orientação de mestrados e doutorado), orientador de alunos de iniciação científica, pesquisador/consultor do Laboratório de Geotecnologias (GEOTEC/IGC/UFMG), co-orientador de aluno de mestrado do PPG em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Além disso, é atualmente revisor de mais de 15 (quinze) periódicos científicos nacionais e internacionais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Jaén (Espanha), sob orientação do Prof. Dr. Francisco Javier Ariza López, entre novembro e dezembro de 2021, na área de controle de qualidade de MDTs. Foi Prof. Formador I do Programa de pós-graduação latu sensu de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior, subárea de Tecnologias, Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde julho de 2019-2020. Adicionalmente, co-orientador de aluno de doutorado no programa de de Pós-Graduação em Engenharia Civil/Informações Espaciais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2017. Foi Prof. Adjunto II do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), professor orientador de alunos de iniciação científica e do Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da GeoInformação, coordenador e colaborador de projetos de extensão nessa mesma instituição (2010-2014). Engenheiro Cartógrafo formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia-Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP (1994), mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (2000), doutorado sanduíche em engenharia pela EPUSP e com estágio na Universidad de Jáen - Espanha (2005), pós- doutorado concluído em março de 2006 pela EPUSP. Pesquisador Nivel V pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (2006/2007). Foi Diretor Técnico/Comercial na empresa DVP Brasil Geomática e Ambiental Ltda (São Carlos-SP, 2007-2009), Diretor Administrativo da Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos - Regional São Paulo - ABEC-SP (2006-2009), Diretor Secretário do Departamento de Agrimensura do Instituto de Engenharia (2006-2009), membro líder da comissão da UFMG para a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT da norma de convenções cartográficas nas escalas 1: 10.000 a 1:1.000 e revisão das normas NBR 13133 e 14.166, pesquisador colaborador no Grupo de Estudos de Controle de Qualidade do Departamento de Transportes da EPUSP. Experiência como Prof. Adjunto nas disciplinas de Cartografia e Transportes (2005) aplicadas na graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e como professor de pós-graduação latu-sensu no SENAC-SP, UNIAMERICA (Foz do Iguacu-PR), FAEMA (Ariquemes-RO) e Faculdade Católica de Uberlândia (Uberlândia-MG). Experiência profissional em Cartografia (básica e aplicada), Geoprocessamento, GNSS, SIG, Geomarketing, pesquisa científica, consultoria e afins. 

Publicado

2023-01-08