Composição florística e estrutura da comunidade arbórea em uma unidade de conservação de uso sustentável
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0004Palavras-chave:
Amazônia, Fitossociologia, Floresta tropical, Resex CajariResumo
Este estudo objetivou avaliar a composição florística e a estrutura horizontal de espécies arbóreas de uma vegetação que sofrerá supressão total para dar lugar a passagem de uma linha de transmissão do Programa Luz para Todos, que beneficiará aproximadamente 1.200 famílias instaladas na Reserva Extrativista do Rio Cajari. Para isso, foram amostrados 14,8 hectares de áreas vegetacionais alocando sistematicamente 74 parcelas de 20 m x 100 m, sendo mensuradas todas as árvores com DAP ≥ 9 cm, exceto palmeiras e cipós. Foram encontrados 2.798 indivíduos, pertencentes a 39 famílias botânicas e distribuídos em 150 espécies. As famílias com maior número de espécies foram Fabaceae com 36, Malvaceae com 10 e Annonaceae com 8. As espécies com os maiores índices de importância foram Swartzia polyphylla, Hevea brasiliensis e Virola surinamensis. O volume total estimado de madeira foi de ~4.500 m3. As espécies raras devem ter sua reposição em áreas próximas imediatamente após as supressões destas. A vegetação estudada possui alta diversidade e alta riqueza florística, atributos típicos de uma floresta amazônica protegida em bom estado de conservação. Os resultados reforçam a importância dos estudos fitossociológicos para subsidiar ações de manejo florestal sustentável e prevenir a extinção de espécies raras e de baixa abundância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.