Estudo morfoanatômico de plantas de Protium tenuifolium (Engl.) Engl
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0005Palavras-chave:
Morfologia, Protium, GerminaçãoResumo
Protium Burm.f. destaca-se pela diversidade de espécies na Amazônia. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi descrever os caracteres morfológicos de frutos, sementes e plântulas, bem como fornecer informações sobre a germinação de P. tenuifolium (Engl.) Engl. até o crescimento inicial das plântulas. Os frutos das espécies destacadas foram coletados de janeiro a abril na área do complexo Morro Manoel Preto/Anani, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Iratapuru (RDS), no município de Laranjal do Jari, Amapá. Esses frutos são elipsóides com base arredondada, com tamanho médio de 1,5 - 2,8 x 0,8 - 2,2 x 0,7 - 2,2 cm, com ápice levemente agudo e estípula curta, bem como seu peso varia de 0,6 a 5,1 g. Podem apresentar um, dois ou três pirênios por fruto. O pireno é verde a verde escuro, com formato ovóide, estreitando em um dos polos, com 1,1 - 1,8 x 0,8 - 1,2 x 0,7 - 1,2 cm, peso de 0,1 a 0,6 g e consistência óssea. Apresenta, na região de ligação funicular, uma mancha branca cuja consistência e textura são diferentes do resto do pireno. A germinação é do tipo epígea, criptocotiledonar, com eixo entre os cotilédones, que possui uma reserva permanente aderida à plântula. P. tenuifolium atinge o estágio de plântula cerca de 30 dias após a semeadura. Possui sistema radicular axial; uma raiz primária cilíndrica amarelada a marrom e raízes secundárias cilíndricas finas, amareladas, distribuídas irregularmente ao longo da raiz primária. O eixo epicótilo é cilíndrico, ereto, curto em relação ao hipocótilo, cerca de 2 mm de comprimento, sublenhoso, verde escuro, pubescente. As folhas seguintes são compostas, unifoliadas, alternadas e apresentam algumas características semelhantes às descritas para as primeiras folhas, exceto o pecíolo e o tamanho, pois são maiores, com 7 a 10 cm. A partir dessas características, o indivíduo de P. tenuifolium já é considerado uma planta jovem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.