Análise de riscos ambientais e ocupacionais em uma usina de fabricação de asfalto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0030

Palavras-chave:

Riscos ambientais, Usina de asfalto, APR, Ishikawa, 5W1H

Resumo

Os riscos inerentes ao processo produtivo do asfalto estão relacionados, entre outros aspectos, também às emissões atmosféricas de poluentes químicos, podendo afetar também a saúde dos trabalhadores que atuam em sua produção e uso. É nesse contexto que se desenvolve a presente pesquisa, na qual se realizou a avaliação de riscos ambientais e ocupacionais em uma usina de fabricação de asfalto, localizada no Município de Pelotas, Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, situada na região portuária desta cidade. Essa usina produz em média cerca de 450 ton. por mês de asfalto. Toda produção é aplicada diariamente nas manutenções das vias municipais da cidade, em projetos de pavimentação e requalificação de vias pavimentadas. Para tanto, foi realizada uma análise dos riscos no processo, tanto em termos ambientais quanto ocupacional. Utilizou-se algumas ferramentas típicas de gestão, como a Análise Preliminar de Riscos (APR) e aplicação do Diagrama de Ishikawa, Planos de Ação (5W1H), no âmbito das quatro principais etapas do fluxo produtivo da usina de fabricação de asfalto do estudo: agregados, operação da usina, manutenção da usina e descarga do asfalto. A APR trouxe em evidência direta os riscos e suas probabilidades. Já o Diagrama de Ishikawa auxiliou na identificação dos riscos nas etapas dos processos. Essas duas ferramentas utilizadas de forma integrada evidenciaram os principais problemas durante a execução das atividades que fazem parte do processo sob estudo. A necessidade de padronização na realização das atividades e de programas de treinamentos aos trabalhadores, tanto relacionados ao processo produtivo quanto a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para reconhecimento dos riscos que ficam expostos, sobressaíram na utilização das duas ferramentas de análise de riscos. O método de APR contribuiu fortemente no levantamento e avaliação de riscos. A técnica 5W1H, por sua vez, auxiliou na organização e planejamento das ações voltadas à mitigação dos riscos, por meio de melhorias no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Dobke, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Administração pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). Atualmente é técnico em segurança do trabalho da Prefeitura Municipal de Pelotas. Possui formação técnica em Edificações pelo CEFET/RS e curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Educacional Dimensão. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas/RS. 

Gizele Ingrid Gadotti, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2006), trabalhou na iniciativa privada e retornou ao doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2012) com doutorado sanduíche na Oregon State University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Esteve em licença maternidade no primeiro semestre do ano de 2014. Em 2018 criou o Laboratório de Agrotecnologia do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes 2018/2020. Foi coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas 2020/21. É presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (ABEAG) ano 2021/23. É vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) 2022/23 Tem trabalhado nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais. 

Danilo Franchini, Universidade Federal de Pelotas

Possui Doutorado em Ciências pela UFPel (2018), Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFSM (2007), Especialização em engenharia de Segurança do Trabalho pela UCPel (2003) e Graduação em Engenharia Agrícola pela UFPel (2001). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Saúde e Segurança do Trabalho, com ênfase em Higiene Ocupacional (Agentes Físicos: Ruído, Vibrações, Calor, Frio, Agente Biológicos, Agentes Químicos), Gestão de Riscos, Investigação de Acidentes de Trabalho, Perícia Trabalhista, Ergonomia e Prevenção e Combate a Incêndio. 

Luis Antonio dos Santos Franz, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em co-tutela em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal) (2009). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência da Produção, Qualidade, Gerência de Serviços, Seis Sigma, Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho e Ergonomia.

Andrea Souza Castro, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Faculdade de Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora Associada do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb-UFPel). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento superficial, estruturas de controle na fonte, pavimentos permeáveis e telhados verdes.

Ruan Bernardy, Universidade Federal de Pelotas

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves (IFRSBG). Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Apresentador Destaque no XXVII Congresso de Iniciação Científica da UFPel de 2018, apresentando o trabalho "Verificação do fluxo de operações agroindustriais com auxílio do software Arena". Possui experiência profissional em estágio de curta duração em Wood Pellets Consultoria Agronômica Ltda - "BrasPell". Atualmente é Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado) pela Universidade Federal de Pelotas. 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)