Análise propositiva da eficiência no abastecimento de água em campus universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0007

Palavras-chave:

Instalações hidráulicas prediais, Índice de perdas, Custos pela perda de água, Redução do impacto ambiental, Instituição de ensino superior

Resumo

A água é um recurso natural escasso e fundamental para a manutenção da vida, devendo a sua utilização racional ser uma preocupação de todos. Nas instituições de ensino superior, embora seja um ambiente de alta produção cientifica, muitas vezes as suas instalações não apresentam condições de eficiência na utilização dos recursos naturais, proporcionando impactos negativos como o da redução de disponibilidade de água na região, aumento da geração de efluentes, elevação dos custos operacionais e até mesmo o prejuízo indireto na formação dos estudantes, visto que seria benéfico o contato com uma gestão ambiental alinhada com as matrizes curriculares dos cursos. A redução no consumo de água em instalações prediais pode ser viabilizada de diversas formas, dependendo das características construtivas, da sua finalidade de utilização e do investimento disponível para as alterações. O presente trabalho analisa as instalações prediais e o histórico de consumo de água do Campus Porto, da Universidade Federal de Pelotas, indicando alterações para um uso mais eficiente do recurso hídrico através da redução no volume de vazamentos e modificações nos aparelhos sanitários, condições que proporcionariam uma redução do consumo de água estimada em 26,91%, aliada ao aumento do conforto na utilização das instalações por parte dos usuários. A análise realizada também contribui para a descrição das do consumo de água em instituições de ensino superior, condição que viabiliza o dimensionamento de sistemas complementares, como o de aproveitamento de águas pluviais ou de águas cinzas, visando melhor eficiência no abastecimento de água e contribuindo  para a sustentabilidade das instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Átila Martins Gomes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pelotas (2015), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Pelotas (2018) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Doutorando em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas. Atua profissionalmente como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, em projetos hidrossanitários, elétricos, estruturais em concreto armado e fiscalização de obras públicas.

Andréa Souza Castro, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Faculdade de Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora Associada do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb-UFPel). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento superficial, estruturas de controle na fonte, pavimentos permeáveis e telhados verdes.

Diuliana Leandro, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Grupo Magistério Superior do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde junho de 2014, atualmente atua junto ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb-UFPel). Foi professora do Grupo Magistério Superior do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2011 até junho de 2014. Doutora em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2009), graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2006) e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Ciências Geodésicas, atuando principalmente nos seguintes temas: GPS, multicaminho, Posicionamento GPS, Sensoriamento Remoto, monitoramento ambiental, fragilidade e vulnerabilidade ambiental, desastres naturais, mapeamento ambiental. 

Maurizio Silveira Quadro, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2001) , Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2004), na área de concentração de Solos, com enfase na área de Descarte de Resíduos. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), na área de concentração de Reaproveitamento de Resíduos e Dinâmica de Poluentes no solo. Especialista em Gestão de Recursos hídricos e Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas:Tratamento de Resíduos Sólidos e Líquidos; Reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos; Minimização da geração de Resíduos.

Mery Luiza Garcia Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possuo graduação em Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande. Atuei como Professora substituta no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (2019). Atuo em Projetos que abrangem os seguintes temas: Operações Unitárias, Aproveitamento de rejeitos, Recobrimento de partículas, Tratamento de efluentes e Adsorção. Atuo como Professora Independente na função de Mentora Acadêmica (2021) e como Pós Doutoranda (2022) no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) da UFPel. 

Luiza Beatriz Gamboa Araújo Morselli, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas, Graduação em Música - Bacharelado em Piano, pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização MBA em Gestão Ambiental pela Anhanguera, Doutoranda em Ciências e Engenharia dos Materiais pela UFPEL e cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSul. Com ênfase nas áreas: Engenharia Civil, Ciências Ambientais, Construções Sustentáveis, Certificações Ambientais de Edificações, Eficiência Energética, Materiais Sustentáveis para a Construção Civil e sistema construtivo em Light Steel Framing.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>