Vigilância em Saúde Ambiental: estrutura e implicações para controle de riscos em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0017Palavras-chave:
Vigilância Sanitária Ambiental, Meio Ambiente e Saúde Pública, Saúde Ambiental, Organização e AdministraçãoResumo
O trabalho procura elaborar um perfil dos municípios mineiros relacionado à sua estrutura de Vigilância em Saúde Ambiental por meio da apresentação e discussão de dados de questionário aplicado aos municípios do Estado de Minas Gerais (n=523). Houve tratamento dos dados e classificação relacionados à população e divisão entre as macrorregiões administrativas de saúde. Os resultados apontam para a participação de referências técnicas municipais em cursos nos últimos quatro anos (62,91%), dificuldades na execução das ações (63,86%), baixo percentual de equipamentos de campo, baixo número de profissionais exercendo atividades na área (19,12%) e poucos municípios com veículos exclusivos para as ações em Vigilância em Saúde Ambiental (14,15%). A maior parte das dificuldades na execução das ações foram identificadas nos municípios de pequeno porte populacional. Predominam como escolaridade máxima das equipes municipais o Ensino Médio (45,32%) e o Ensino Superior (40,15%). Identificou-se um perfil heterogêneo entre municípios de diferentes macrorregiões de saúde. Recomenda-se maior sensibilização dos gestores, maior estruturação (recursos humanos, equipamentos, insumos e capacitação), discussões, estudos e ações de caráter intersetorial nas diferentes esferas do poder público. Sugere-se ao governo estadual o fomento a políticas públicas voltadas especificamente para a saúde ambiental, fortalecendo a articulação intersetorial, a qualificação profissional e suporte na aquisição de equipamentos de uso nas ações municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.