Vigilância em Saúde Ambiental: estrutura e implicações para controle de riscos em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0017

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária Ambiental, Meio Ambiente e Saúde Pública, Saúde Ambiental, Organização e Administração

Resumo

O trabalho procura elaborar um perfil dos municípios mineiros relacionado à sua estrutura de Vigilância em Saúde Ambiental por meio da apresentação e discussão de dados de questionário aplicado aos municípios do Estado de Minas Gerais (n=523). Houve tratamento dos dados e classificação relacionados à população e divisão entre as macrorregiões administrativas de saúde. Os resultados apontam para a participação de referências técnicas municipais em cursos nos últimos quatro anos (62,91%), dificuldades na execução das ações (63,86%), baixo percentual de equipamentos de campo, baixo número de profissionais exercendo atividades na área (19,12%) e poucos municípios com veículos exclusivos para as ações em Vigilância em Saúde Ambiental (14,15%). A maior parte das dificuldades na execução das ações foram identificadas nos municípios de pequeno porte populacional. Predominam como escolaridade máxima das equipes municipais o Ensino Médio (45,32%) e o Ensino Superior (40,15%). Identificou-se um perfil heterogêneo entre municípios de diferentes macrorregiões de saúde. Recomenda-se maior sensibilização dos gestores, maior estruturação (recursos humanos, equipamentos, insumos e capacitação), discussões, estudos e ações de caráter intersetorial nas diferentes esferas do poder público. Sugere-se ao governo estadual o fomento a políticas públicas voltadas especificamente para a saúde ambiental, fortalecendo a articulação intersetorial, a qualificação profissional e suporte na aquisição de equipamentos de uso nas ações municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Martins Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016), possui interesse em estudos e projetos relacionados a Meio Ambiente, Saneamento, Saúde Pública e Saúde Ambiental. Graduado em História (2004) e Geografia (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de Engenharia Ambiental (2019), pela Universidade Salgado de Oliveira. Atua como Referência Técnica em Vigilância em Saúde Ambiental na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde Ambiental. Atualmente é supervisor do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde nos municípios e ministra cursos de capacitação e treinamento de profissionais em saúde no âmbito municipal e regional. 

Alice Rodrigues de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Farmácia pela UFVJM (2012). Especialização em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (2013) e Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFMG(2014). Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela UFVJM (2021). Doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFJF/GV. Funcionária efetiva da SES/MG.

Milton Cosme Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM (2005); Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (2010) e; Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2021). Especialista em Administração Pública/Faculdade SENAC (2015) e em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde/Escola de Saúde Pública de Minas Gerais/ESPMG (2016). Durante o mestrado foi aluno de iniciação cientifica do CNPq no projeto de pesquisa voltado para caracterização e agregação de valor aos frutos do cerrado na linha de pesquisa: ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal. No Doutorado pesquisou sobre a rastreabilidade e o controle sanitário de alimentos no Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos do Estado de Minas Gerais, na linha de pesquisa: qualidade de alimentos de origem vegetal. Na UFVJM atuou como professor substituto nas disciplinas de Parasitologia Básica e Parasitologia Clínica para os cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (2006/2008) e como docente voluntário no Programa de Pós Graduação Ensino em Saúde na disciplina de Epidemiologia (2011/2014), no qual desenvolveu estudos e orientou dissertações na linha de pesquisa: planejamento, gestão e integração universidade e serviços de saúde. Foi preceptor do Programa Tutorial de Educação pelo Trabalho para a Saúde ? PET-Saúde ? Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2010/2012) e Professor conteúdista da ESPMG no material do curso técnico em Vigilância em Saúde (2012). Atualmente é referência técnica na área de Vigilância Sanitária de Alimentos no cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Também exerce o cargo de Diretor-Secretário no Conselho Regional de Nutricionista da 9ª Região/CRN9 (gestão 2020/2023) onde participa da Comissão de Ética e da Câmara Técnica de Saúde Coletiva e coordena um projeto intitulado: Comida de Verdade na Escola: a importância da nutrição e da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Daniela de Almeida Ochoa Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Atualmente, pós graduanda em Gerontologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Aprovada em 1º lugar como enfermeira na Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso pelo Hospital das Clínicas da UFMG, tendo permanecido no curso durante março-julho de 2021. Aprovada, também, no 2º lugar no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas (Conceito CAPES 5) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil durante o ano de 2020. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção de Violências (2018) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Saúde da Família, Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atua como enfermeira na Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental no nível central da Secretaria Municipal de Saúde de BH desde 2011. Tem experiência em Gestão de Unidade Básica de Saúde (regional Noroeste de BH); Programa de Agentes Comunitários de Saúde (nível central em Betim e distrital na regional Leste de BH) e Programa de Saúde da Família (regionais Leste e Oeste); Além disso, trabalhei no Transporte Sanitário (SAMU - nível central) na regulação de vagas para inclusão de novos pacientes. Experiência nas clínicas médica e pediatria do HMOB e HC, respectivamente e Controle de Infecções Hospitalares. Neste último, atuei como enfermeira de CCIH em 2 hospitais públicos da rede FHEMIG, 1 hospital particular, 1 hospital público na cidade de Betim e no hospital público municipal de BH. Desta maneira, sumariamente, tive a oportunidade de trabalhar na rede municipal (hospitalar e ambulatorial de BH e Betim), estadual (hospitalar), federal (hospitalar), além da rede privada (hospitalar e consultoria).

Joice Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Geologia (2013) e pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento (2020). Mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ( 2021 - 2023). Atualmente é Especialista em Politicas e Gestão da Saúde na Coordenação de Vigilância Ambiental - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atua no Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e no Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxico em Água para Consumo Humano. 

Marina Imaculada Ferreira Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004). Atualmente é EPGS da SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2021-10-20