Atributos químicos de solo rizosférico sob vegetação da caatinga no semiárido Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0001Palavras-chave:
Rizosfera, Fertilidade do solo, Nutrientes, Espécies nativasResumo
A rizosfera é uma porção ativa do solo onde as reações biogeoquímicas atuantes podem influenciar uma série de processos em nível de ecossistema. O entendimento químico do solo rizosférico de espécies nativas da Caatinga pode contribuir para o debate atual sobre uso da terra, desertificação e revegetação de áreas degradadas no semiárido brasileiro. O objetivo da pesquisa foi avaliar os atributos químicos do solo na rizosfera de algumas espécies de ampla ocorrência do bioma Caatinga no Semiárido Brasileiro. Para tanto, em novembro de 2020, foi realizada a coleta de solo rizosférico de 27 unidades amostrais em uma área preservada da Caatinga no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foram avaliados: acidez ativa (pHH2O), acidez potencial (H+Al), condutividade elétrica (CE), teores disponíveis de P, K e Na, teores trocáveis de Ca e Mg, enxofre total (ST), carbono total (CT), nitrogênio total (NT), carbono orgânico total (COT), estoque de carbono no solo (ECOT), relação C/N e matéria orgânica do solo (MOS). Os macronutrientes, COT, NT e ECOT foram significativamente mais elevados na rizosfera da amburana e joão mole. Forte correlação positiva entre Ca2+, Mg2+, P e COT indica considerável contribuição da MOS na retenção desses elementos. A rizosfera do angico, catingueira, joão mole e aroeira apresenta elevada sodicidade a qual está relacionada ao intemperismo mineral. A relação C/N indica provável equilíbrio entre mineralização e imobilização de N no angico, aroeira, joão mole e amburana, enquanto que a imobilização de N predomina na catingueira, marmeleiro e pereiro. Assim, conclui-se que as espécies de plantas Caatinga possuem características que afetam os atributos químicos da sua rizosfera. A fertilidade do solo de áreas em recuperação depende fortemente da ciclagem de nutrientes, sendo que as espécies que fornecem maior aporte de material orgânico ao solo têm sua rizosfera com atributos químicos de solos mais favoráveis ao desenvolvimento das plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.