Indicadores de sustentabilidade em suínos em fase de terminação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0031Palavras-chave:
Dimensões, Meio ambiente, Sucessão Familiar, Qualidade de VidaResumo
Este trabalho buscou caracterizar o perfil da atividade suinícola de um município por meio de indicadores, que permitem elencar as dimensões ambiental, socioeconômica e institucional. Analisaram-se 41 unidades produtoras de suínos em fase de terminação (UPT), utilizando um questionário. Determinou-se o perfil dos produtores e propuseram-se indicadores de sustentabilidade visando estabelecer o equilíbrio entre as dimensões socioeconômica, ambiental e institucional. Para tanto, cada dimensão foi avaliada por 15 indicadores constituídos por 15 critérios. Os indicadores representativos das três dimensões propostas foram classificados em baixo, médio e alto potencial. No perfil geral das UPTs, os suinocultores tinham idade média de 53 anos, 34% dos quais não concluíram o ensino fundamental; a força de trabalho familiar caracterizou 100% das UPTs; a qualidade de vida nas áreas rurais era satisfatória e a sucessão familiar, por ser um processo dinâmico e sistêmico, estava diretamente relacionada à modernização tecnológica nas UPTs. Constatou-se que o interesse dos descendentes em permanecer nas UPTs é um processo que se intensifica, proporcionalmente, à qualificação tecnológica e especialmente quando relacionada a tarefas básicas, como controle de custos e conhecimentos técnicos voltados para a melhoria da produtividade. O presente estudo permitiu propor indicadores para traçar o perfil da suinocultura de produtores cooperados a uma agroindústria e, a partir destes, foi possível estabelecer um equilíbrio entre as dimensões ambiental, socioeconômica e institucional. Por meio dos níveis de enquadramento dos indicadores, foi possível ter uma visão sistêmica sobre a dinâmica da suinocultura em um município na qual a suinocultura é umas das bases econômicas mais importantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.