Uso de drones no agronegócio: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0012

Palavras-chave:

Agricultura, Drones, Tecnologia

Resumo

Nas últimas décadas, a agricultura recebeu inúmeros avanços tecnológicos, com a adoção de práticas e maquinários que efetivam as plantações com maior sustentabilidade e produtividade. Entre as inovações, a tecnologia dos drones, por exemplo, oferece uma grande variedade de possibilidades de execução de tarefas e objetivos. Esta tecnologia vem sendo aplicada à agricultura de precisão, visando otimizar os processos e aumentar a produtividade. Neste sentido, com o objetivo de abordar as ferramentas tecnológicas atreladas ao uso de drones na agricultura, realizou-se uma revisão bibliográfica. A presente revisão sistemática teve como metodologia o levantamento de dados na plataforma digital “Web of Science” e utilizou como pergunta norteadora: “Como os drones são utilizados na agricultura? ”, tendo como objetivo identificar e descrever o uso dos drones nas cadeias produtivas agrícolas. Com base na literatura revisada verificou-se que, o número de trabalhos publicados é insipiente em comparação com o avanço nas tecnologias como satélites e drones. No entanto, apresentam-se complexos devido a fatores envolvidos no processo de aquisição, mas, ainda assim, os drones são utilizados no mapeamento de territórios, identificação de doenças, coleta de dados e abastecimento de banco de dados para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Na agricultura, o impacto econômico e social na população global, o uso de tecnologias como o Drone, pode reduzir tempo de trabalho e mão-de-obra humana, sendo um grande aliado no aperfeiçoamento de processos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Bruzza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Luterana do Brasil (2008), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020), qualificado. Atualmente Fiscal agropecuário Estadual (TCT), Médico veterinário (MEI) - (Consultório, médico veterinário) - Consultor técnico pelo Profitto Agroflorestal e pesquisador convidado do grupo de pesquisa de pequenos ruminantes NEPPER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ovinos, higiene e inspeção, contaminação, adubação orgânica e cirurgia.

Marília Paulus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Odontologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007/2 - UNISC). Especialização em Prótese Dentária (SLMANDIC - 2011), Especialização em Endodontia (SLMANDIC - 2015) e Residência na área de Endodontia. Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Clínica Odontológica/ Materiais Dentários, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2013) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Clínica Odontológica/ Materiais Dentários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2017). Atualmente é Cirurgião - Dentista em Consultório Odontológico Particular e Professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG - Caxias do Sul. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Dentários, Endodontia, Prótese Dentária e Clínica Odontológica.

Regina Célia Espinosa Modolo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), mestrado em Gestão Ambiental, Materiais e Valorização de Resíduos pela Universidade de Aveiro (2006) e doutorado em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (2014), ambos revalidados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professor Assistente I nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica; Coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão Ambiental, com ênfase em resíduos sólidos industriais (RSI) e reciclagem. É membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Caracterização de Materiais (NuCMat/Unisinos/Brasil) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP/Unisinos/Brasil). Desenvolve pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental Aplicada, Reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais dos setores da celulose e do papel, e energético; Argamassas Colantes, Pavimentos Rodoviários Flexíveis, Biomassa para produção de bioinsumos e Remineralização de solos. Bolsista de Produtividade CNPQ PQ-2 desde 2018. http://orcid.org/0000-0001-7088-2502; Scopus Author ID: 35192110600.

Verônica Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária (UFRGS, 1985), mestrado em Medicina Veterinária (UFRGS, 1990) e doutorado em Ciências Veterinárias (UFRGS, 2002). Realizou treinamento no Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade de Kyoto, Japão (1996-1997), com ênfase em qualidade de água. Atualmente é professor Titular da UFRGS e professor orientador do PPGAgornegócio/UFRGS. Realiza ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de: a) Saneamento Aplicado à Saúde Animal - tratamento de dejetos, indicadores microbiológicos (coliformes e Salmonella) e físico-químicos, resíduos de origem animal; b) gestão em resíduos de saúde; c) produção e manejo de pequenos ruminantes - sanidade, epidemiologia, produção e qualidade do leite; d) agronegócio - cadeias produtivas de pequenos ruminantes (carne e leite); e) gestão ambiental (indicadores) 

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)