Qualidade da água de poços no bairro parque Nova Era, Cáceres, Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0004

Palavras-chave:

Qualidade da água, Solo, Cacimba

Resumo

A qualidade da água em regiões periféricas que não foram atendidas com saneamento básico, necessitam de constante monitoramento por conta do risco a saúde pública trazido pela qualidade da água e a proximidade de poços e fossas sanitárias construídas de maneira precária. O trabalho classificou o perfil do solo como Latossolo Vermelho-Amarelo Eutrófico, com boa drenagem e baixa capacidade de reter cátions e avaliou os parâmetros físicos e químicos do solo e da qualidade das águas subterrâneas de poços do bairro Parque Nova Era, em Cáceres (MT) onde segundo dados levantados não existe saneamento básico. Para análise da água foram selecionados 76 poços, do tipo cacimba e semi-artesiano, onde as variáveis físicas e químicas, pH, temperatura, alcalinidade, turbidez, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido foram mensuradas e comparadas aos parâmetros vigentes na legislação para o consumo humano. As análises indicam que os parâmetros químicos da água não apresentaram diferenças significativas, embora o pH, condutividade elétrica e turbidez tenham apresentados resultados acima dos padrões permissíveis para o consumo exigido pela legislação vigente indicando que alterações dos parâmetros provavelmente ocorreram por conta da precariedade e inexistência do saneamento básico que não foi ofertado pelo poder público e precariedade das construções dos poços do tipo cacimba e semi-artesianos em um terreno com alta permeabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciely Almeida Ricci, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) no curso de engenharia sanitária e ambiental. Trabalhou como engenheira sanitarista com experiencia na elaboração de licenciamentos e relatórios ambientais. Possui mestrado em ciências ambientais pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) em 2016, com ênfase em classe de solos e qualidade da água de poços do bairro Parque Nova Era, Cáceres-MT. Trabalhou como coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade do Pantanal-FAPAN, entre 2016 a 2019 e como tutora das engenharias na faculdade Universo Ead.

Priscila Campos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mestre em Ciências Ambientais (unemat) Tem experiência na área de Biologia Geral, microbiologia e histologia de C. yacare, Dieta alimentar de P. mesopotamicus e Etnobiologia com os pescadores profissionais na proximidade da Estação Ecológica de Taiamã. Professora Universitária na Universidade do Estado de Mato Grosso atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Agronomia. Avaliadora Externa de Projetos de Pesquisa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso. 

Willian Cosme da Silveira de Paula, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq/UNEMAT 2014-2018. Mestre em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia (UNEMAT) com linha de pesquisa em análise ambiental. Professor de Geografia na Secretária de Estado de Educação MT atuando no município de Mirassol D'Oeste, atualmente atua como coordenador pedagógico na Escola Estadual Boa Vista. Possui experiência em pesquisas nas áreas de Geografia e Geociências com ênfase nas linhas de Dinâmica Fluvial, Sedimentação, Migração Lateral, Uso e Ocupação do Solo e Erosão Marginal. É membro do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Geomorfologia Fluvial Profaº Draº Sandra Baptista da Cunha coordenada pela Profaº Draº Célia Alves de Souza 

Giovani Spinola de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em microbiologia e análises físico-quimicas. Especialista em Ciências e Matemática. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016) na área de Hematologia e Imunologia de Caiman yacare. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso na área de Biologia e Zoologia. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA UNEMAT- na linha de pesquisa - Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado (Impacto, monitoramento e contaminação ambiental). 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)