Parâmetros hematológicos e frequência de salmonella spp. em suabes de caiman yacare após uso de probióticos

Autores

  • Giovani Spinola de Carvalho Instituto Federal de Mato Grosso
  • Alessandro Spinola Bérgamo Instituto Federal de Mato Grosso
  • Vitor M. Aleixo Instituto Federal de Mato Grosso
  • Alexandre C. Veiga Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luciana M. Moreira Instituto Federal de Mato Grosso
  • Terezinha Knöbl Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7107-5710
  • Mirela Caroline V. Oliveira Universidade de São Paulo
  • Maria Gabriela X. Oliveira Universidade de São Paulo
  • Ricardo M. Borges Universidade de São Paulo
  • Leandro N. Pressinotti Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0003-2682-1598

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0006

Palavras-chave:

Probióticos, Hemoglobina, Salmonella, Complemento, Eritrócitos

Resumo

O pool genético dos C. yacare colocados em condições de cultivo é preservado, o que requer o aprimoramento de suas características zootécnicas para transpor alguns obstáculos. Entre eles está a ocorrência de Salmonella spp. em C. yacare em animais selvagens trazidos para o ambiente de cultivo. Para resolver esse problema, alguns criadores adotaram o uso de probióticos para reduzir a presença de Salmonella spp. no tubo digestivo desses crocodilianos. O objetivo deste estudo foi verificar se a adição de probióticos na alimentação animal reduz a frequência de isolamento de Salmonella spp. em suabes cloacais e para avaliar se o aditivo interfere na hematologia e no sistema complemento. Durante um período de 18 meses, quatro grupos de jacarés receberam 0% (grupo controle), 0,25%, 0,5% e 1% de suplementação de probiótico. Os probióticos não reduziram a frequência de isolamento de Salmonella spp. Foi verificada uma relação diretamente proporcional entre a concentração de probiótico com a concentração de hemoglobina (Hb), bem como com a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média, e relação inversamente proporcional à concentração total de Eosinófilos e Heterófilos. Finalmente, verificamos a segurança e o aumento da atividade do sistema do complemento no uso prolongado de probióticos a uma concentração de 0,25%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani Spinola de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em microbiologia e análises físico-quimicas. Especialista em Ciências e Matemática. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Hematologia e Imunologia de Caiman yacare.

Alessandro Spinola Bérgamo, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduado em Medicina Veterinária, Especialista em Homeopatia Veterinária (IHFL), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (FIFASUL), Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos (EAD-Senac-AM), especialização em Gestão Pública e Consultor e Mediador em Constelação Organizacional pela Talent Manager - Organizational Constellations.

Terezinha Knöbl, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2005). Foi coordenadora do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU. Atualmente é professora associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast-VET). Bolsista de Produtividadeem Pesquisa nível 2 CNPq. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e saúde animal, com ênfase em Epidemiologia das zoonoses, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças aviárias, infecções causadas por Enterobactérias, colibacilose e fatores de virulência bacteriana.

Leandro N. Pressinotti, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Ciências com enfase em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Citologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia antártica, cicatrização, regeneração, descrição morfológica e histofisiologia de Caiman yacare. 

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)