Desenvolvimento de mudas de Araçá (Psidium sp.) cultivada em diferentes substratos e recipientes
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0005Palavras-chave:
Nativa, Cerrado, SubstratoResumo
Psidium sp. é uma espécie frutífera nativa do Brasil ainda pouco estudada que apresenta grande potencial econômico, alimentar, ambiental e farmacêutico. Desta forma, foi objetivado este estudo sobre mudas de araçá desenvolvidas em diferentes substratos e recipientes. As mudas foram cultivadas em casa de vegetação. Os substratos adotados no trabalho foram: comercial Plantmax® (S1); mistura de terra de barranco, vermiculita e areia fina (S2) em proporção 2:1:1; mistura de terra de barranco e areia fina (S3) em proporção 2:1; mistura de terra de barranco, palha de arroz e areia fina (S4) em proporção 2:1:1. Os recipientes utilizados foram: sacos de polietileno de coloração preta de 15 cm de diâmetro x 25 cm de altura (R1) com capacidade para 4.415 cm³; sacos de polietileno de coloração preta com 7 cm de diâmetro x 15 cm de altura (R2) e capacidade para 576 cm³; e copo plástico (R3) com capacidade para 250 cm³. Como delineamento experimental foi adotado o esquema fatorial duplo 4 x 3, utilizou-se o Teste de Fisher para a comparação das médias e os dados foram submetidos ao teste de robustez. O araçá pode ser cultivado em diferentes substratos e recipientes no primeiro ano de cultivo da muda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.