Inserção profissional: um estudo com egressos do curso de Administração da UERN
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0003Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Inserção Profissional, AdministraçãoResumo
Em um contexto de crise econômica, elevado índice de desemprego, grande quantitativo de profissionais formados anualmente e um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, a inserção profissional de indivíduos recém-formados em curso superior em administração torna-se uma atividade desafiadora. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender como o curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, contribui para a inserção profissional dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa, quantitativa com 64 discentes egressos do curso nos semestres 2017-2 e 2018-2. Dentre os principais resultados, constatou-se que após a graduação aumentou o índice de egressos inseridos no mercado de trabalho, atuando em sua área profissional e um crescimento da renda mensal desses indivíduos. Através da pesquisa também foi possível identificar os elementos que influenciam no processo de inserção profissional dos alunos egressos do curso de administração da UERN, tais como: estágios obrigatórios e não obrigatórios, atividades extras curriculares (ensino, pesquisa e extensão), a rede de relacionamento construída ao longo do curso entre discentes, instituições e empresas, o status da instituição formadora e que o curso de administração cumpre seu papel ao preparar seus discentes de maneira eficaz, promovendo uma transformação positiva na situação financeira, econômica e social dos indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.