Inserção profissional: um estudo com egressos do curso de Administração da UERN
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0003Palabras clave:
Mercado de Trabalho, Inserção Profissional, AdministraçãoResumen
Em um contexto de crise econômica, elevado índice de desemprego, grande quantitativo de profissionais formados anualmente e um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, a inserção profissional de indivíduos recém-formados em curso superior em administração torna-se uma atividade desafiadora. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender como o curso de Bacharelado em Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, contribui para a inserção profissional dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa, quantitativa com 64 discentes egressos do curso nos semestres 2017-2 e 2018-2. Dentre os principais resultados, constatou-se que após a graduação aumentou o índice de egressos inseridos no mercado de trabalho, atuando em sua área profissional e um crescimento da renda mensal desses indivíduos. Através da pesquisa também foi possível identificar os elementos que influenciam no processo de inserção profissional dos alunos egressos do curso de administração da UERN, tais como: estágios obrigatórios e não obrigatórios, atividades extras curriculares (ensino, pesquisa e extensão), a rede de relacionamento construída ao longo do curso entre discentes, instituições e empresas, o status da instituição formadora e que o curso de administração cumpre seu papel ao preparar seus discentes de maneira eficaz, promovendo uma transformação positiva na situação financeira, econômica e social dos indivíduos.
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