A privatização da administração pública no Brasil sob uma perspectiva bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0007%20Palavras-chave:
Análise Bibliométrica, Privatização, Administração Pública, BrasilResumo
A privatização, a partir da década de 1990, tem sido uma escolha recorrente do governo brasileiro com o intuito de aumentar a eficiência operacional de empresas estatais e trazer um alívio financeiro para as contas públicas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo bibliométrico sobre a produção científica acerca da temática da privatização da Administração Pública no Brasil mediante coleta de dados de produções acadêmicas e autores que mais contribuíram sobre o tema. Esses dados foram analisados quantitativamente através da base de dados Web of Science. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva e propõe uma abordagem quantitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo, objetivando buscar os autores com mais produções científicas e os periódicos mais citados dentre aqueles que possuem maior relevância no tema proposto. Foi possível identificar as tendências de pesquisa e as lacunas de conhecimento, além das principais contribuições que versam sobre a privatização da Administração Pública no Brasil. Os resultados indicam, com base no portfólio bibliográfico encontrado, que uma parte dos trabalhos foi publicada em 2021, três revistas concentraram as publicações e os temas mais recorrentes estão relacionados à privatização nos setores da saúde, elétrico e educacional, entre outros achados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.