Gestão estratégica de TD&E: avaliação da necessidade de treinamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0010Palabras clave:
MAPA, Capacitação, K-meansResumen
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) faz parte dos 22 Ministérios do Poder Executivo Federal integrando os aspectos mercadológicos, tecnológicos e científicos, bem como os setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras. Em virtude das inúmeras mudanças organizacionais que o Ministério sofreu desde a sua fundação, as exigências e o aumento da competitividade, frente às transformações que vêm ocorrendo na formação e capacitação profissional, é indispensável a adoção de métodos adequados tanto para mapeamentos de competências, quanto para a identificação dos fatores primordiais para treinamento. A partir da ótica do treinamento, desenvolvimento e educação, em face aos problemas, desafios e tendências da capacitação, provenientes das dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid 19 e propor ações que melhorem sua produtividade. A população deste estudo constitui-se de servidores efetivos, terceirizados e comissionados e este possui natureza aplicada, com objetivo descritivo, abordagem qualitativa/quantitativa, através da aplicação de um questionário abordando aspectos pessoais e profissionais. As metodologias adotadas no presente trabalho foram: questionário, métodos ANT, análise exploratória dos dados e aprendizado de máquina não supervisionado, precisamente o algoritmo K-means. A análise exploratória dos dados contribuiu para a diminuição das inconsistências dos dados e para o resultado robusto do aprendizado de máquina não supervisionado. Já os resultados do questionário aplicado aos servidores efetivos, terceirizados e comissionados do MAPA comprovaram que os entrevistados têm interesse em curso de capacitação em convênios e curso de pós-graduação em convênios.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileña de Administración Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.