Diagnóstico sobre o trabalho remoto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0012Palavras-chave:
Ministério da agricultura, Pecuária e abastecimento, Produtividade, Análise exploratória dos dados, Aprendizado de máquina não supervisionado, K-meansResumo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é a entidade pública federal responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, desta forma conduz uma série de ações administrativas com vistas a viabilizar a implantação destas políticas. Considerando sua importância, a finalidade deste trabalho foi fazer uma análise sobre o trabalho remoto dos servidores efetivos, terceirizados e comissionados que atuam na gestão de convênios durante período de pandemia da COVID-19 e propor ações que melhorem sua produtividade. A população deste estudo constitui-se de servidores efetivos, terceirizados e comissionados e este possui natureza aplicada, com objetivo descritivo, abordagem qualitativa/quantitativa, através da aplicação de um questionário abordando aspectos relacionados ao tempo de trabalho de forma remota, ao apoio para desempenhar trabalho de forma remota, ao grau de satisfação com o apoio, à possibilidade de exercer a atividade de forma remota, ao impacto na produtividade durante o período da pandemia, à melhoria na rotina de trabalho por conta do home office e ao interesse em manter o trabalho remoto. As metodologias adotadas no presente trabalho foram: questionário, análise exploratória dos dados e aprendizado de máquina não supervisionado, precisamente o algoritmo K-means. A análise exploratória dos dados contribuiu para a diminuição das inconsistências dos dados e para o resultado robusto do aprendizado de máquina não supervisionado. Já os resultados do questionário aplicado aos servidores efetivos, terceirizados e comissionados do MAPA comprovaram melhorias no trabalho, aumento da produtividade e o interesse em manter o trabalho remoto após o retorno das atividades presenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.