Estratégias de internacionalização de uma empresa de base tecnológica de origem acadêmica (EBTA): o caso pipeway engenharia Ltda
Palavras-chave:
estratégia de internacionalização, empresa de base tecnológica de origem acadêmica, globalizaçãoResumo
O principal objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa Pipeway Engenharia ltda, bem como os modelos de internacionalização e as abordagens teóricas que as embasam, além de seu contexto e impactos organizacionais. Observou-se que as teorias de viés comportamental forneceram mais elementos para a análise deste caso específico de processo de internacionalização, do que as teorias de viés econômico; e que a aproximação do meio acadêmico com a indústria é fundamental, e tem papel relevante na competitividade da indústria nacional e no posicionamento de empresas de base tecnológica. Neste estudo de caso, ficou evidente que os pressupostos teóricos da Escola de Uppsala tiveram papel predominante no processo de internacionalização até o ano de 2007, e depois a Teoria Networks e Empreendedorismo Internacional ganharam predominância. Esta mudança impactou diretamente nas estratégias empresariais e nas formas de internacionalização, que ficaram evidentes, na fundação e atuação da Pipeway International.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.