Avaliações dos impactos no controle gerencial em diretoria global de serviços compartilhados: estudo de caso na indústria da mineração
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0016Palavras-chave:
Controle Gerencial, Incorporações de Empresas Internacionais, Centro de Serviços Compartilhados, Impactos GerenciaisResumo
Quando em processo de internacionalização, as corporações podem determinar às suas Unidades de Negócio semelhanças às realidades das suas matrizes como padronização de procedimentos, custos operacionais per capta, modelagem de avaliação de desempenho, entre outros influenciáveis ao Sistema de Controle Gerencial. Mas a aderência a tais semelhanças pode ser minimizada por aspectos e realidades locais, que podem traduzir alterações no referido controle gerencial. O estudo de caso apresentado busca qualificar e analisar os possíveis impactos nos sistemas de controle gerencial da controladora, a partir da avaliação do processo de internacionalização das atividades de uma diretoria de serviços compartilhados na indústria da mineração, em decorrência da absorção das atividades-meio de uma empresa incorporada, localizada no exterior. Foram efetuados questionários qualitativos com gestores e empregados sênior, que detinham posições de liderança e/ou estavam envolvidos no processo de internacionalização da Unidade de Negócios (UN). Em função das diferenças encontradas na controlada estrangeira, os resultados mostraram que os impactos no Controle Gerencial foram inicialmente relevantes e de solução não simples: houve impactos nas rotinas de atendimento, necessidade de time dedicado e paralelismo operacional, entre outros, contrariando parcialmente o conceito de serviço compartilhado e influenciando custos de transação e métricas praticadas. Também houve relevante aprendizado à controladora mediante desafios envolvendo a cultura organizacional, idiomas e legislações distintos, além de posição neófita no negócio incorporado. Como relevância espera-se que este trabalho possa contribuir na tomada de decisão das firmas internacionalizadas, permitindo a delimitação de trade-off para o portfólio de serviços compartilhados geridos no exterior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.