Composição, abundância e diversidade de imaturos de Odonata (INSECTA) em trechos do médio Rio Araguari, Amapá, Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0001Palavras-chave:
Odonatofauna, Libellulidae, Amazônia OrientalResumo
A ordem de Odonata, popularmente, conhecida como libélulas, compreende insetos pertencentes ao grupo Palaeoptera e apresenta desenvolvimento hemimetabólito que abrange três estágios do ciclo de vida: ovos, larvas e adultos. A ordem odonata possui três subordens: Anisoptera, Zygoptera e Anisozygoptera - a última é distribuída exclusivamente na Ásia. O objetivo do presente estudo é investigar a composição, abundância e diversidade de larvas de Odonata no médio rio Araguari (Amapá), avaliando flutuações espaço-sazonais e sua associação com diferentes substratos. Oito sítios de coleta foram distribuídos ao longo do rio. As amostras trimestrais foram realizadas dentro de um ciclo anual (abril/2018 a abril/abril/2019), posicionando uma rede de arrasto "D" (Rapiché) no leito do rio e raspando o substrato para a coleta de 2L de amostra. Foram avaliados os índices de riqueza, abundância e diversidade de Odonatas. Os dados foram tratados, estatisticamente, com base em análises descritivas simples, médias, medianas e desvios padrão, teste de Kruskal-Wallis (dados não paramétricos) e ANOVA (dados paramétricos) no Software R-statistics. Foram identificados 297 indivíduos, onde Libellulidae foi a família mais abundante (80,13%). A diversidade e equitabilidade mostraram variações entre os locais de amostragem (p<0,05) e campanhas de coleta (p<0,05). Apenas a abundância foi influenciada por variáveis categóricas, como jusante/montante do rio e tipo de substrato. Uma maior resolução taxonômica, em combinação com variáveis ambientais, poderia ajudar a estabelecer relações ecossistêmicas que não foram identificadas no presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.